O Concelho de Oliveira de Frades, com uma área de 147,45 Km2 e 10261 habitantes, é constituído por 8 freguesias: Arcozelo-das-Maias; Pinheiro de Lafões; Ribeiradio; São João da Serra; São Vicente de Lafões; União das Freguesias de Arca e Varzielas; União das Freguesias de Destriz e Reigoso; União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães. Situa-se na sub-região de Lafões, “em pleno coração da Beira Alta”. As Serras do Caramulo, das Talhadas, do Ladário, da Gralheira, os rios Vouga, Alfusqueiro, Teixeira e Águeda, definem-lhe os contornos físicos.

No concelho de Oliveira de Frades perdemo-nos em recantos que são encantos, dos pontos mais elevados das serras, aos miradouros naturais, às margens dos rios podemos contemplar o que a Natureza desenhou e o Homem soube aproveitar.

Por todo o concelho proliferam vestígios de um passado longínquo, manifestações de um património rico e diversificado. Ao longo de milhares de anos, por aqui passaram e se fixaram diferentes povos, deixando vestígios de uma prolongada permanência, contribuindo para a humanização da paisagem.

Oliveira de Frades, beneficiando de uma localização geográfica estratégica entre as cidades de Viseu e Aveiro e do fácil acesso às principais vias de comunicação, seguiu a senda do progresso, da industrialização e da modernização, está dotado de um complexo industrial de referência com empresas de notoriedade nacional e internacional. Dispõe, ainda, de diversos equipamentos sociais, culturais, educativos e desportivos capazes de atrair diversas faixas etárias, nomeadamente as mais jovens, na procura de emprego, de melhores condições de vida, numa simbiose de desenvolvimento e de paisagem natural que ficam na memória de todos os que por aqui passam.