No coração de Portugal, terra beiraltina por excelência, o Concelho de Santa Comba Dão surge-nos enquadrado num belíssimo espaço natural, ficando situado na plataforma inferior da Beira Alta, entre os rios Mondego e Criz, atravessado no coração pelo rio Dão, e unidos pela Barragem da Aguieira.
Tendo as suas origens na época visigótica, não se sabe quando foi fundada e quem foi o seu fundador. Apenas se tem conhecimento de que vem de tempos bem remotos, tendo nessa altura o nome de Santa Columba, topónimo que terá continuado no domínio árabe e só mais tarde, com a cristianização, passaria para Santa Comba.
Santa Comba Dão, hoje, é a imagem das suas gentes: rebelde, ativa, leal, determinada mas também sensível e de grande coração!
Possuidora de características únicas para um turismo de qualidade, para todos aqueles que apreciam o bem-estar, a natureza, a segurança e o descanso, encontram neste Concelho todas as condições para usufruir de uma qualidade de vida inigualável.
Para além das boas acessibilidades ferroviárias e rodoviárias como a linha da Beira Alta, IP3, IC12, EN234 e estradas de ligação municipais, os caminhos rurais e florestais, assim como a Ecopista do Dão (uma das maiores da Península Ibérica) conduzem os visitantes aos locais mais belos da Albufeira da Aguieira e de Santa Comba Dão.

A gastronomia é tipicamente beirã, destacando-se os pratos de caça como o coelho e o javali e os pratos tradicionais como a chanfana, a lampreia e o bacalhau, os enchidos de porco, as bolas de bacalhau e carne com míscaros, a broa de milho, entre muitos outros, tudo regado com o bom vinho do Dão.

O Concelho, com 114 Km² de área, tem 14.000 habitantes. Possui um dos mais altos índices de densidade populacional da Região Dão – Lafões, distribuídos por seis freguesias, separadas pelo rio Dão, deixando três na margem norte – União de Freguesias de Treixedo e Nagosela, União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, e São Joaninho, e três na margem sul – União de Freguesias de Óvoa e Vimieiro, Pinheiro de Ázere e São João de Areias.