Evento “Viseu Dão Lafões Experience” apresentou as potencialidades e a estratégia que levará ao crescimento turístico da região


A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões deu a conhecer ontem, no âmbito da sua participação na BTL 2018, as potencialidades da região e a estratégia de crescimento que está a desenvolver e implementar.

No jantar “Viseu Dão Lafões Experience”, no Restaurante Zambeze (em Lisboa) – que contou com cerca de 100 convidados do universo político, empresarial, mediático e gastronómico -, a Natureza, a Gastronomia e os Vinhos foram as palavras-chave deste evento de experiências, que pôs à prova os sentidos de todos os presentes.

Rogério Mota Abrantes, presidente da CIM Viseu Dão Lafões e anfitrião do evento, abriu o evento convidando os presentes a degustarem alguns dos mais apreciados vinhos do Dão: “é inequívoco que um dos vetores de crescimento desta região é o Turismo. Esta nossa aposta na valorização e atratividade do território é estratégica e consubstancia o desígnio de concelhos com várias centralidades, turísticas e comerciais, capazes de atrair emprego, negócios, animação e pessoas. Queremos trabalhar, concertadamente, no desenvolvimento de uma dinâmica turística e económica que integre de forma coerente a hotelaria, a restauração, o turismo de saúde e de bem-estar, o turismo de natureza, as tradições, o turismo cultural e ambiental. Este plano estratégico que hoje apresentamos e em que os 14 municípios desta comunidade intermunicipal estão fortemente empenhados, vai posicionar este território nas rotas turísticas nacionais e internacionais, afirmando-o pela qualidade.”

Foi secundado por Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e co-organizador do “Viseu Dão Lafões Experience”, que lançou o mote para a celebração do protocolo “Tourism Creative Factory” entre as duas entidades e que contou com a presença de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal. Este acordo visa regular os termos da colaboração entre ambos, nomeadamente através do envolvimento da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego, tendo por finalidade fomentar a formação e capacitação dos agentes turísticos do território.

O jantar com produtos endógenos, confecionados por chefs da região, apresentou pratos, combinações e doçarias que surpreenderam os convidados, destacando–se na ementa a vitela em tinto do Dão e os pasteis de Castendo, de Vouzela e do Patronato.

Foram ainda apresentados os eventos e projetos em cartaz, com destaque para a aposta da região no Turismo de Natureza, através do programa de Walking & Cycling, bem como para o evento enogastronómico Queijo Serra da Estrela à Chefe.

“Os objetivos do “Viseu Dão Lafões Experience” foram cumpridos: a completa e variada oferta no âmbito da Natureza, da Gastronomia e dos Vinhos, potencialidades que estão a ser aproveitadas, comprovam que o território Viseu Dão Lafões é já um destino turístico de excelência”, conclui Mota Abrantes.

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