Autenticar

Autenticar

A CIM Viseu Dão Lafões e o Turismo Centro de Portugal estão a promover o projeto AccessTUR – Centro de Portugal que visa a promoção do turismo acessível e inclusão social na região Centro de Portugal, por via da qualificação da oferta turística, da procura turística e assim alavancar o potencial turístico da região centro. Este projeto está a ser implementado nas oito Comunidades Intermunicipais da Região Centro através da Accessible Portugal. Este projeto prevê, assim, a implementação de um plano de ação que irá ser implementado nos 14 municípios da região Viseu Dão Lafões, destacando-se, entre as várias atividades, a identificação e promoção de 5 itinerários turísticos acessíveis, assim como a preparação de guias de promoção da oferta de turismo acessível e um manual de boas práticas de um hotel acessível e inclusivo. Segundo o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “Este projeto é mais um passo para o desenvolvimento do Turismo Acessível na região Viseu Dão Lafões, e na qualificação da sua oferta, estando o mesmo alinhado com a estratégia que a CIM Viseu Dão Lafões tem vindo a desenvolver, nomeadamente, através dos projetos Europeus em que tem participado ”. Com o lançamento do projeto na região Viseu Dão Lafões, já está agendado um Workshop sobre “Turismo Acessível – Trabalho em rede” que irá realizar-se no próximo dia 24 de janeiro, em Tondela. Este Workshop é uma das muitas atividades previstas no projeto, estando, também, previstas Ações de sensibilização nas Escolas, mais de 400 visitas técnicas TUR4all para levantamento das condições de acessibilidade e a sua promoção, bem como Ações de formação e sensibilização por temática: Oferta; Procura e Cidadania Inclusiva.

A CIM Viseu Dão Lafões, encontra-se a desenvolver workshops com o intuito de iniciar um processo de reflexão e planeamento estratégico, tendo em vista a adequada preparação do próximo ciclo dos fundos estruturais. Assim, realizou-se ontem, dia 20 de janeiro, o segundo workshop, no âmbito da “Coesão Social”, que contou com a presença de cerca de 30 parceiros estratégicos da região, numa dinâmica de trabalho baseada na cooperação institucional e na partilha de experiências e conhecimento. No decorrer do workshop foram debatidas algumas ideias estratégicas com o objetivo de criar e ou dinamizar intervenções sociais, flexíveis, dinâmicas e participadas, com capacidade de resposta nas diferentes áreas de intervenção da Coesão Social, ajustadas às necessidades reais da região Viseu Dão Lafões.

A CIM Viseu Dão Lafões, em articulação com os principais atores chave da região, encontra-se a dar início a um processo de reflexão e planeamento estratégico, tendo em vista a adequada preparação do próximo ciclo dos fundos estruturais. Assim, e tendo em vista a definição da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial de Viseu Dão Lafões, para o horizonte 2030, foi hoje iniciado um ciclo de workshops temáticos, os quais consistirão em momentos de trabalho especializado, orientados para processos participativos de diagnóstico, bem como de ideação e cocriação visando a definição da referida estratégia. O primeiro desses workshops, dedicado à temática “Competitividade, Empresas e Empreendedorismo”, encontra-se a decorrer neste momento, nas instalações da CIM Viseu Dão Lafões, contando com mais de 30 participantes.

Pág. 1 de 218

Newsletter

Siga-nos

 

Fale connosco

 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   
  +351 232 812 156          +351 232 812 157
  Rua Dr. Ricardo Mota nº 16, 3460-613 Tondela