Rede Urbana de Competitividade e Inovação Viseu Dão Lafões

A Rede Urbana para a Competitividade e a Inovação Viseu Dão Lafões visa estimular um processo estruturado de cooperação entre municípios, entidades públicas e entidades privadas que se propõem elaborar e implementar em comum um Programa Estratégico de desenvolvimento urbano centrado nos fatores territoriais de competitividade e inovação.

Nesse sentido, a CIM Viseu Dão Lafões liderou uma parceria constituída por vários atores do território, que em conjunto prepararam e delinearam o Programa Estratégico REDE URBANA PARA A COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO VISEU DÃO LAFÕES, entretanto aprovado.

A visão estratégica partilhada pelos membros desta parceria assenta na constituição de uma “Rede Urbana inclusiva e atrativa, onde pessoas qualificadas e empreendedoras podem encontrar qualidade de vida e oportunidades profissionais, onde um sistema formal suporta a inovação, a criatividade e a iniciativa, bem como reconhece o mérito, promove a sustentabilidade e apoia o investimento”.

MARCA
Criar e Promover a Marca Viseu | Dão Lafões

Este projeto, assente numa parceria com a Entidade Regional de Turismo do Centro, apresenta como objetivo geral a definição e estruturação de uma singularidade territorial para Viseu|Dão Lafões, com base nos seus recursos e ofertas distintivas, estabelecendo a partir daí uma marca identitária comum para este território e para as suas cidades em rede, bem como criar os instrumentos que permitirão captar pessoas e novas atividades, reforçar a sua afirmação externa e difundir os seus fatores de atratividade e competitividade na Região Centro e no exterior.

As atividades a desenvolver no âmbito da execução deste projeto são:
– “Estruturação e Organização do Produto Ecopista do Dão”;
– Organização do Evento Prove Viseu Dão Lafões
– Criação de um Showcase Territorial e participação em Eventos (nacionais e internacionais);
– Inserção em Redes Internacionais (Rede de Cidades Criativas/Sustentáveis/Empreendedoras).
– Criação da Marca Regional e respetivos suportes comunicacionais;
– Campanha de Divulgação da Marca Regional e das atividades incluídas neste projeto de marketing.

Estando em plena execução e com a data de conclusão prevista para dezembro de 2014, é pretensão da CIM Viseu Dão Lafões que como balanço desta candidatura tenha sido possível promover um território que identifique, reconheça, retenha, capte e apoie talentos e que, ao fomentar uma cultura que reconheça e premeie o empreendedorismo, a iniciativa e o risco empresarial, promova a criação, instalação e desenvolvimento de empresas assentes na tecnologia e criatividade e possa ter contribuído para potenciar e afirmar a qualidade, a atratividade e a competitividade do território.

Gestão e Animação da Rede

Este projeto tem como linhas orientadoras a animação de uma Rede Urbana bem como a divulgação das atividades da mesma na comunidade em geral.

As atividades a desenvolver no âmbito da execução deste projeto são:
-Promover uma ampla divulgação da Rede e dos projetos a ela associados;
– Motivar e mobilizar a região de Viseu Dão Lafões em torno da Rede;
– Divulgar e informar os parceiros, público interno e a sociedade em geral sobre as atividades desenvolvidas e a desenvolver;
– Garantir a presença da Rede Urbana Viseu | Dão Lafões nas agendas mediática e informativa regional e nacional.

OFERTA CULTURAL

Melhorar e integrar a oferta cultural e calendário de eventos é um projeto que tem em vista a otimização dos equipamentos culturais na região, bem como, o reforço da imagem de um território dinâmico utilizando a cultura como ferramenta essencial de desenvolvimento. Tendo por base o conceito de mediação cultural, estruturando de forma inovadora a gestão e programação de espaços em rede, visa proporcionar novas formas de relacionamento da cultura com os públicos.

Assim, o projeto irá contemplar a realização do espetáculo “A Viagem do Elefante” em doze municípios, que integram a CIM Viseu Dão Lafões, interessados em promover um projeto de programação cultural, nos seus espaços urbanos, em benefício de uma visão estratégica supra municipal de promoção sociocultural, num esforço integrado e comum de valorização de espaços, de formas de fruição e aprendizagem.