A operação “Rede Cultural Viseu Dão Lafões” propõe implementar uma rede de programação cultural que agrega todo o território da CIM Viseu Dão Lafões. A Rede estrutura-se em três ações nucleares, a desenvolver ao longo dos anos de 2017, 2018 e 2019: 1. Rede de Criação e Itinerância, ação central ao projeto que é consubstanciada nas propostas de espetáculos, eventos e atividades das estruturas artísticas profissionais que constituem a Plataforma Cultural Viseu Dão Lafões (ACERT, Binaural/Nodar, Cine Clube de Viseu, Teatro de Montemuro e Teatro Viriato); 2. Convocatória Aberta, esta ação pretende abrir a operação a outros agentes artístico-culturais, profissionais, semiprofissionais ou amadores, e a entidades vocacionadas para a dinamização do turismo cultural, elevando o impacto do investimento em termos de diversidade das propostas artísticas, do reforço da orientação turística do projeto, da projeção da imagem da região e dos seus espaços e da maior captação de fluxos turísticos, assim como potencia o envolvimento das populações, convocando a sua participação, tendo particular atenção os territórios demograficamente fragilizados. 3. Comunicação, ação, transversal a toda a programação, pretende contribuir para a devida divulgação dos espetáculos, eventos e atividades, promovendo a atração de novos
públicos e contribuindo para a captação de fluxos turísticos. Esta ação será integralmente implementada pela CIM Viseu Dão Lafões, sendo complementada pela estratégia de promoção turística para a Região, a qual garantirá a consistência das ferramentas de comunicação a utilizar e a articulação com outros projetos orientados para a projeção da imagem da região e o reforço da sua atratividade turística, em articulação com o Turismo do Centro de Portugal.
A programação prevista para os três anos de execução da candidatura estrutura-se em três segmentos, correspondendo cada segmento a cada ano de programação: 2017 – “Novas narrativas”; 2018 – “Novos patrimónios”; 2019 – “Novas visões”.