Concurso de Ideias de Negócio premiou jovens empreendedores de Viseu Dão Lafões


  • Os jovens empreendedores com ideias mais inovadoras foram hoje premiados em Viseu, durante a Final do Concurso de Ideias de Negócio.

O evento, que marcou o fim da edição 2022/2023 do projeto “Wanted – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”, teve lugar no Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu.  

 

O júri do concurso selecionou 12 ideias de negócio finalistas, que foram apresentadas na final do Concurso. De entre estas, saiu a grande vencedora: Genius DHD da Escola Secundaria de Nelas; em segundo lugar ficou HSC da Escola Secundaria de Tondela e em terceiro lugar ficou apurado o Rissol da Serra da Escola Profissional de Tondela.

 

O vencedor irá agora representar Viseu Dão Lafões na final regional, que acontecerá em Castelo Branco. 

 

A equipa vencedora foi, ainda, premiada com uma missão de empreendedorismo de 4 dias, a Dublin. Enquanto que o segundo classificado participará numa missão de 3 dias a Barcelona, já o terceiro classificado embarcará numa missão de 2 dias a Madrid.

 

“O projeto ‘Wanted’ é uma iniciativa que a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões dinamiza desde o ano letivo 2011/2012, nas escolas dos seus 14 municípios. O êxito tem excedido as melhores expetativas, com o evento a gerar entusiasmo crescente entre alunos e professores”, sublinha Fernando RuasPresidente da CIM Viseu Dão Lafões. 

 

“Ano após ano, as equipas candidatas têm surpreendido com ideias arrojadas e com potencial de aplicabilidade prática. Acima de tudo, este evento tem desenvolvido entre os jovens um espírito de iniciativa que deixa antever grandes realizações no futuro”, conclui Fernando Ruas. 

 

 

Projeto iniciou-se em fevereiro 

 

O projeto Wanted arrancou em fevereiro, com as Conferências Teen, que levaram oradores convidados a todas as escolas do território de Viseu Dão Lafões. Seguiram-se sessões de apresentação e de criatividade com os alunos.  

 

O passo seguinte consistiu na submissão de ideias por parte das equipas dos alunos candidatos a empreendedores, num máximo de três ideias por escola do Ensino Secundário ou Profissional. Nesta edição, 128 alunos submeteram 48 ideias, com origem em 18 escolas, de 12 municípios de Viseu Dão Lafões.  

 

Já em maio, realizaram-se quatro bootcamps “Cria o Teu Futuro” nas escolas do território, em São Pedro do Sul, Aguiar da Beira, Nelas e Viseu. Estes bootcamps proporcionaram às equipas concorrentes um dia de formação intensiva, que possibilitou acelerar e potenciar as suas ideias de negócio.

 

Após os quatro bootcamps, a fase seguinte do programa Wanted 2022/2023 foi a submissão de um videopitch por parte de cada equipa concorrente. Finalmente, o júri selecionou as 12 ideias de negócio finalistas, que foram as seguintes: “Rissol da Serra”, Escola Profissional de Tondela (alunos Maria Marques, João Figueiredo e Lara Neves); “Sweet Snack”, Escola Profissional de Tondela (alunos Micael Machado, Marcelo Ferreira e Fátima Castro); “Aguiarte”, EBS Padre José Augusto da Fonseca, Aguiar da Beira (alunos Diana Vaz, Maria Gonçalves e Matilde Andrade); “Raízes Rurais”, EBS Padre José Augusto da Fonseca, Aguiar da Beira (alunos Marco Barranha e Gabriela Carvalho); “FlyAlert FlySafe”, ES Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde (alunos Carlos Soares, Gonçalo Fernandes e João Carvalho); “VigiDrone”, ES Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde (alunos Afonso Albuquerque, Francisco Tavares e Rui Costa); “Genius DHD”, ES de Nelas (alunos Laranjeira, Camões e Simão);  “We Can Trash It”, ES de Nelas (alunos José, Marco Rosa e Luís Silvestre); “Senior Escapes”, ES de Santa Comba Dão (alunos Rodrigo Dias, Rodrigo Santos e Diogo Lourenço); “HSC”, ES de Tondela (alunos Luís Ribeiro, Gabriel Barbosa e Simão Ribeiro); “Integr@-te”, Escola Profissional Profitecla, Viseu (alunos Daniel Oliveira e Manuella Oliveira); e “Open Bar”, Escola Profissional Profitecla, Viseu (alunos Guilherme Matos e Margarida Almeida).

 

 

Partilhar:

.