Gastronomia de Viseu Dão Lafões domina atenções no arranque da BTL


  • Estrela Michelin Diogo Rocha, acompanhado pela inspiração de Carolina Deslandes e Liliana Santos, levou os sabores do coração de Portugal à Bolsa de Turismo de Lisboa. “É verdade, Viseu tem uma grande Gastronomia”, reforçou a chef Justa Nobre, uma das ilustres surpresas de um dia muito animado.

Viseu Dão Lafões e a sua Gastronomia de excelência marcaram esta quarta-feira o arranque de mais uma BTL – a Bolsa de Turismo de Lisboa, o principal certame turístico nacional, que decorre até 5 de Março. As ativações desenvolvidas no stand da CIM Viseu Dão Lafões, nomeadamente dois showcookings protagonizados pelo chef Estrela Michelin e embaixador da região, Diogo Rocha, acompanhado pela inspiração de Carolina Deslandes e de Liliana Santos, convocaram sabores e atenções. E, entre as ilustres surpresas, juntou-se ao serviço mais uma referência da cozinha portuguesa, a Chef Justa Nobre, valorizando ainda mais o que era dado a degustar aos muitos presentes. “É verdade, Viseu tem uma grande Gastronomia”, afirmou Justa Nobre.

 

Ficou assim dado o mote para um dos eixos estratégicos da presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2023. “A aposta na Gastronomia, enquanto produto turístico tão valioso quanto identitário do território e das suas gentes, é um dos pilares de comunicação ao longo destes dias. E surge precisamente no seguimento do mais relevante projeto lançado na área, o Mapa dos Segredos Gastronómicos da região, já disponível para consulta, e um desafio para que profissionais e particulares possam interpretar e perpetuar o receituário do passado, valorizando os nossos produtos. Simbolicamente, é isso que estamos aqui a fazer na BTL, através de embaixadores como o chef Diogo Rocha, ou do contributo de figuras da nossa sociedade, como Carolina Deslandes e Liliana Santos”, afirmou Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

 

O espaço próprio da CIM Viseu Dão Lafões na BTL, situado no Pavilhão 2, desenvolveu uma programação recheada de momentos de interesse para os visitantes, com um primeiro dia a destacar os municípios Vouzela, Viseu e Castro Daire. Isto a par de muitas visitas espontâneas, como a já habitual do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A tarde ficou marcada pela inauguração oficial do Stand CIM Viseu Dão Lafões.

 

“Estamos no coração de Portugal. E devemos fazer as coisas com razão e com coração. É assim que aqui estamos, juntos. Temos potencialidades que devem ser mostradas e são apelativas para quem nos quer visitar. É preciso qualificar o nosso produto, fazemos o nosso trabalho, mas é preciso qualificar também as acessibilidades”, afirmou Fernando RuasPresidente da CIM Viseu Dão Lafões, em mais um apelo para a necessidade de conclusão das acessibilidades à região.

 

Existe um mito de que o turismo só depende dos produtos, deixando de fora as acessibilidades. Hoje o turismo ultrapassa muito a convenção relacionada com a prestação de serviços. Na mesa pode estar a melhor Gastronomia do Chef Diogo Rocha, mas estão igualmente as madeiras locais, o ferro, a cerâmica, o vidro. Importa por isso que o Turismo seja trabalhado na sua transversalidade. Assim criamos as oportunidades para todos, para municípios maiores e mais pequenos. Viseu Dão Lafões resulta precisamente da constelação diversa existente nos seus municípios. Esta região é um exemplo extraordinário de competência e de trabalho. Somos a soma destas partes. Parabéns a Viseu Dão Lafões”, afirmou Pedro MachadoPresidente do Turismo Centro de Portugal.

 

Presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, por seu turno, complementou: “Viseu Dão Lafões é uma fortaleza. E este stand é um exemplo da capacidade da região. Vou daqui com o coração cheio. O trabalho feito nos últimos anos dá para perceber que valeu a pena. É este trabalho conjunto que devemos continuar. Parabéns!

 

Turismo Ativo, Desportivo e de Natureza

 

Além da Gastronomia e vinhos, o Turismo Ativo, Desportivo e de Natureza é outro eixo essencial da estratégia de promoção. Desde logo, o próprio espaço do stand CIM Viseu Dão Lafões remete o visitante para a presença da Natureza, emulando, de forma simbólica, um bosque com árvores. Está também presente um baloiço, ideal para fotografias “instagramáveis”, que convida a visitar as magníficas paisagens da região. Todo o stand é também ladeado pela representação das ecopistas, imagem de marca do território.

 

Neste domínio, destaque para a apresentação de mais uma edição da prova Montemuro Montemuro Vertical Run, evento icónico de Castro Daire. E, a propósito de toda a temática Turismo, Desporto e Natureza, uma saudável discussão em forma de tertúlia, que envolveu Pedro Machado (Presidente do Turismo do Centro), Jorge Vieira (Presidente da Federação de Atletismo), e Sílvia Vermelho (vice-presidente do IPDJ).

 

Programa diversificado durante cinco dias

 

O segundo dia da BTL tem como momentos mais altos a apresentação do projeto Craft – Turismo Criativo em Viseu Dão Lafões e a sessão “O Enoturismo e a Rota do Vinho do Dão”, além da continuação das apresentações dos principais destaques dos municípios, desta vez a cargo das autarquias de São Pedro do Sul, Tondela e Aguiar da Beira. Há ainda a salientar nesse dia a presença da modelo e empresária Diana Pereira – refletindo ao mesmo tempo uma aposta crescente na presença no digital.

 

As propostas dos municípios de Castro Daire, Oliveira de Frades, Mangualde e Nelas assumem o protagonismo no terceiro dia de feira, enquanto Vila Nova de Paiva, Sátão, Carregal do Sal e Penalva do Castelo são os destaques do quarto dia. A programação de Viseu Dão Lafões na BTL termina, no quinto e último dia, com momentos dedicados aos municípios de Sátão e Santa Comba Dão.

 

Espaço tem mais de 200 metros quadrados

 

O stand de Viseu Dão Lafões tem como base a forma hexagonal que compõe o logótipo da CIM. O núcleo central abre para o exterior as principais áreas da proposta: Cultura – Gastronomia & Vinhos – Show Room, interligadas por um percurso elevado que se destaca e que representa as ecopistas e a área do Turismo de Natureza.

 

Enquanto os espaços do piso térreo configuram espaços de proximidade, o percurso elevado explora o aspeto cenográfico da paisagem, quer natural quer urbana, que caracteriza a região, permitindo uma diferente perspetiva das diferentes áreas do stand e da própria feira.

 

O elemento natural estende-se a todas as áreas, conjugando plantas naturais com diferentes materialidades para obter um sentido orgânico, rústico e moderno.

 

A agenda de programação completa da presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2023 estará disponível no site oficial do evento, em www.btl.fil.pt, no site Visit Viseu Dão Lafões, em www.visitviseudaolafoes.pt, e nas páginas de Facebook e Instagram da CIM.

 

A participação em tempo real poderá, também, ser acompanhada nas redes sociais.

 

Partilhar:

.