A grande final da iniciativa realizou-se na passada sexta-feira, 23 de maio, em Viseu. Doze ideias de negócio, desenvolvidas por alunos do ensino secundário da região, disputaram os prémios finais.
O projeto “Eco Rain”, desenvolvido pelos alunos Guilherme Figueiredo e Renato Fernandes, da Escola Secundária Tomaz Ribeiro (Tondela), foi o grande vencedor da 13.ª edição do projeto Wanted- Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões , concurso promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões , que decorou no Auditório da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu. O evento marcou a conclusão de mais uma edição do programa, que tem como missão estimular o espírito empreendedor e a criatividade nos jovens da região.
Os projetos a concurso foram desenvolvidos por equipas de alunos do ensino secundário regular e profissional da região, com o apoio das respetivas escolas e professores. As três ideias vencedoras foram premiadas com Missões de Empreendedorismo em diferentes cidades europeias, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer ecossistemas de inovação, projetos de base tecnológica e boas práticas de empreendedorismo jovem.
Nesta Final Intermunicipal, liderada pela apresentadora Catarina Camacho , foram apresentadas as 12 ideias finalistas. O júri, constituído por Aníbal Maltez (Interioriza.te), Carla Coimbra (CCDR Centro), Paulo Sousa (AIRV), Pedro Lopes (CEO da Infinitebook) e Luísa Augusto (Instituto Politécnico de Viseu), distingue os seguintes projetos vencedores:
- “Eco Rain”, desenvolvido pelos alunos Guilherme Figueiredo e Renato Fernandes , com orientação do Professor Paulo Nogueira, da Escola Secundária Tomaz Ribeiro (Tondela), 1.º prémio – uma Missão de Empreendedorismo de 4 dias, a Dublin ;
- “Water Shield”, desenvolvido pelos alunos Victor Borges e Paulo Ferraz , com orientação do professor Carlos Amaral , da Escola Secundária de Nelas , 2.º prémio – uma Missão de Empreendedorismo de 3 dias, em Barcelona ;
- “Smart Bump”, desenvolvido pelos alunos Rodrigo Almeida , Gonçalo Barreiros , Danyil Korolchuk, com orientação do professor Roberto Sousa , da Escola Secundária de Penalva do Castelo , 3.º prémio – uma Missão de Empreendedorismo de 3 dias, em Madrid .
Nesta Final Intermunicipal, entre outros, estiveram presentes, o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões , Nuno Martinho , a Diretora da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional do Centro da CCDRC , Carla Coimbra , o Presidente do Instituto Politécnico de Viseu , José Costa , bem como, Presidentes, Vice-Presidentes e Vereadores de Câmaras Municipais de Viseu Dão Lafões.
Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões , esta iniciativa “continua a afirmar-se como uma ferramenta essencial de estímulo à criatividade e ao espírito de iniciativa dos nossos jovens. É uma aposta na geração futura e no potencial transformador do conhecimento e da inovação, que faz questão de promover todos os anos e que gera grande adesão e entusiasmo por parte dos nossos alunos e de toda a comunidade educativa” .
A competição teve várias fases
Para chegarem à grande final, as ideias passaram por várias fases de competição, que começaram em janeiro. As equipes começaram por submeter as suas propostas e participaram depois nos bootcamps “Cria o Teu Futuro”, em que usufruíram de um dia de formação intensiva, durante o qual puderam acelerar e melhorar os seus projetos. Seguiu-se uma fase de submissão de vídeos pitch , com as ideias a serem avaliadas por um júri.
Os autores dos projetos apurados para a final – um total de 30 alunos, divididos por 12 equipes, apoiados por 8 professores – reuniram-se depois em Viseu, num grande evento colaborativo que incluiu ações de mentoria, com a função de acelerarem as 12 ideias apresentadas na passada sexta-feira.
De destacar ainda que, pela primeira vez, o projeto “Wanted” incluiu uma iniciativa especificamente dedicada aos professores: o bootcamp “Mente Sã, Professores Sãos”. Esta atividade foi focada na promoção da saúde mental e do bem-estar emocional no ambiente escolar, refletindo a preocupação da CIM com os desafios atuais enfrentados pelos docentes.
Os 12 projetos finalistas
Os 12 projetos finalistas que ultrapassaram as diferentes fases do projeto desejado foram os seguintes:
- Aguiar da Beira – “Good2Eat”
- Aguiar da Beira – “Laços de Vida”
- Castro Daire – “Passadeira Inteligente”
- Castro Daire – “Sol Radiante”
- Nelas – “FireSTOP”
- Nelas – “WaterShield”
- Penalva do Castelo – “Smart Bump”
- Santa Comba Dão – “Mais Amor, Menos Dor”
- Santa Comba Dão – “Saúde2525”
- Santa Comba Dão – “SeniorCare”
- São Pedro do Sul – “Unidos pelos Jogos”
- Tondela – “Eco Rai”
O projeto Wanted – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões tem como principais objetivos desenvolver competências sociais e pessoais, incentivar o pensamento criativo e fomentar atitudes empreendedoras junto dos jovens da região. A iniciativa conta com a parceria das escolas, do Instituto Politécnico de Viseu e de diversas entidades regionais.