Concelho de belas paisagens, clima ameno, detentor de uma vasta riqueza arquitetónica, arqueológica e patrimonial, Carregal do Sal é, sem dúvida, um Município a visitar! Criado pela Reforma Administrativa de Passos Manuel, a 6 de Novembro de 1836. Fica situado num amplo maciço antigo do Planalto Beirão, na denominada plataforma do Mondego, entre as Serras da Estrela e do Caramulo, tendo como fronteiras naturais, a Norte, o Rio Dão e, a Sul, o Mondego. Orograficamente é um Concelho sem grandes elevações, salientando-se as suas vertentes suaves para os vales daqueles importantes recursos fluviais, nas quais predominam as densas manchas graníticas características desta região.

O seu topónimo derivou de uma planta ciperácea denominada de “cárrega”, ao tempo muito abundante na região, tendo mais tarde sido acrescentado “sal” devido à grande quantidade de cloreto de sódio que era armazenado em tulhas de madeira num local ainda hoje designado de Salinas. O seu transporte era feito em carros de bois para este local desde o porto fluvial da Foz-Dão.

A agricultura foi, desde sempre, um meio de sobrevivência por excelência. No entanto, a evolução dos tempos e os desafios do dia a dia remeteram para segundo plano este tipo de atividade que, apesar de tudo, é ainda o meio de subsistência principalmente da população mais envelhecida. Em termos agrícolas, dois produtos assumem, ainda hoje, uma significativa importância: o azeite e o famoso Vinho do Dão, de relevo no Núcleo da Zona Demarcada onde se situa.

No que diz respeito aos serviços, existem no Concelho de Carregal do Sal medicina privada e pública, várias instituições particulares de solidariedade social, farmácias e balcões de várias entidades bancárias, gabinetes de projetos e um Mega Agrupamento de Escolas sedeado na Escola Secundária de Carregal do Sal e do qual fazem ainda parte o Centro Educativo Nun’Álvares (Carregal do Sal), a Escola Básica Aristides de Sousa Mendes e Pólo do Pré-escolar (Cabanas de Viriato) e a Escola Básica n.º 2 (Albergaria).

Carregal do Sal é hoje um Concelho que aposta num crescimento sustentado, apresentando-se de portas abertas a um crescente progresso económico e industrial e possuindo zonas industriais com empresas que abrangem áreas tão diversas como o mobiliário, as confeções, os aglomerados de madeira, serralharia, mármores, abrasivos, e um Estaleiro Ferroviário.

Ocupando uma área de cerca de 120Km2 e, de acordo com o Censos 2011, com uma população residente de 9835 pessoas, o Concelho é servido por importantes vias de comunicação que permitem o acesso rápido e em condições razoáveis ao resto da Europa, quer através da A25, quer por via férrea através da Linha da Beira Alta, desfrutando, portanto, de uma situação geográfica privilegiada, complementada por uma rede viária que foi melhorada com a construção do Itinerário Complementar – IC12 (Variante do Carregal do Sal à Estrada Nacional 234) e, em termos municipais, por diversas estradas, também elas, melhoradas, que aproximaram, significativamente, as povoações das várias freguesias.

O Município era constituído por sete freguesias mas, decorrente da reorganização territorial de 2013, passou a ter apenas cinco: União das Freguesias de Currelos, Papízios e Sobral, Freguesia de Beijós, Freguesia de Cabanas de Viriato, Freguesia de Oliveira do Conde e Freguesia de Parada.