A CIM Viseu Dão Lafões, tendo como área prioritária de atuação a modernização e capacitação da administração pública local, lançou o Portal do Munícipe.

 

Desenvolvido em estreita colaboração com os municípios de Viseu Dão Lafões, o Portal do Munícipe vem modernizar a interação entre as autarquias e os munícipes. Ao disponibilizar Serviços Online 24 horas por dia, 7 dias por semana, esta proposta simplifica a relação dos cidadãos e das empresas com os Municípios da Região.

 

Já disponível em seis municípios, esta nova ferramenta aposta no reforço da proximidade, propondo, entre outras valências, o acesso online aos serviços municipais e a possibilidade de acompanhamento dos mesmos, merecendo destaque: a Faturação Eletrónica, o Construtor de Processos Urbanísticos, o Orçamento Participativo, o GeoPortal, ou ainda, o Catálogo da Biblioteca Municipal.

 

Esta nova plataforma digital, que congrega todos os meios e ferramentas de comunicação e interação entre o município e os munícipes, assume-se enquanto uma ferramenta de eleição na melhoria da transparência, da eficiência e da qualidade dos serviços prestados, contribuindo para a promoção do envolvimento dos cidadãos na gestão dos territórios.

 

A ferramenta online, agora lançada, promove, ainda, a desmaterialização de processos em papel, à qual está associada uma preocupação ambiental, criando uma alternativa mais sustentável, eficiente e económica aos processos até agora submetidos exclusivamente em papel.

 

Promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no contexto da candidatura “Modernização Administrativa na Região Viseu Dão Lafões – Um modelo, catorze municípios”, que conta com um investimento global superior a 2,5 milhões de €, o Portal do Munícipe vem dar continuidade a diversas iniciativas intermunicipais de promoção do governo eletrónico e de modernização e capacitação da administração local.

 

Para o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “Numa era de permanente evolução tecnológica, a CIM desde cedo assumiu, como sua prioridade, a modernização e inovação administrativa, sendo nosso entendimento que os serviços públicos devem ser parte ativa desta transformação”.

 

“Ao longo dos anos, tem sido nosso timbre uma forte aposta em diversas iniciativas de modernização administrativa, é neste contexto que disponibilizamos mais uma plataforma que proporcionará aos nossos municípios um salto qualitativo na gestão da sua relação com os diversos agentes do território, dando uma resposta mais atempada e eficaz às necessidades dos cidadãos e empresas”, concluiu o Presidente.

 

Partilhar:

.