CIM promove a descoberta de Viseu Dão Lafões Pé Ante Pé


 

 

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, promoveu, ontem dia 29 de maio, na Reserva Botânica do Cambarinho (Vouzela), o arranque da iniciativa “Viseu Dão Lafões Pé Ante Pé”.

 

Esta proposta de ativação da Rede de Percursos Pedestres de Viseu Dão Lafões, desenvolvida em estreita colaboração com os municípios, é composta um calendário de 14 caminhadas (uma por cada município da CIM Viseu Dão Lafões), com níveis de dificuldade que variam entre o 1 (fácil) e o 2 (médio), com um enquadramento cénico que presenteia, os participantes, com os melhores argumentos naturais da região.

 

Esta iniciativa é um convite da CIM para que os amantes do turismo natureza e atividades ao ar livre, de todos os pontos do País, descubram o melhor que Viseu Dão Lafões tem para oferecer e, partindo desta experiência se aventurem, percorram e se apaixonem por este magnífico território.

 

Fruto de uma forte aposta no Turismo de Desporto e Natureza, desenvolvida no âmbito da candidatura “Produtos Turísticos Integrados” com um investimento global de 500 mil euros, a CIM promoveu intervenções de qualificação e sinalização de um vasto conjunto de percursos pedestres por todo o território, contribuindo para a sua valorização, por via da melhoria das suas condições de acesso e utilização.

 

A conciliação desta rede, exclusivamente dedicada ao Walking & Cycling, com a crescente proposta de ofertas diversificadas, promovidas pela CIM e demais agentes presentes no território, sejam elas o enoturismo e a gastronomia, a cultura e o património, a saúde e o bem-estar, entre outros, poderão transformar esta inestimável malha de percursos de natureza num dos mais distintos ativos turísticos de toda a região Viseu Dão Lafões.

 

Para o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “Com esta ativação da Rede de Percursos Pedestres de Viseu Dão Lafões, a CIM pretende dar a conhecer a um público mais alargado o melhor que esta região tem para oferecer ao nível do turismo natureza” .

 

“De facto, Viseu Dão Lafões tem zonas espetaculares que merecem ser visitadas e se dão a conhecer nestes percursos. Esta iniciativa é uma excelente forma das pessoas socializarem e descobrirem este o território de uma forma fácil”, acrescentou o Presidente da CIM.

 

De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “A CIM tem vindo a realizar uma forte aposta no domínio do Walking & Cycling, naturalmente a nossa grande âncora é a Ecopista do Dão à qual se aliará a Ecopista do Vouga. Neste domínio, sinalizámos 1700km de percursos pedestres, circuitos BTT e Trail e, aproveitando as estradas de montanha, promovemos as Subidas Épicas. Portanto, temos um produto compósito de turismo natureza de grande diversidade e com grande capacidade de atração, por vários tipos de públicos “.

 

“Esta iniciativa, que vai percorrer todo o nosso território, é uma forte aposta da CIM na dinamização do património natural, associado a esta região, enquanto fator diferenciador e catalisador de uma renovada atratividade turística, capaz de, não só, alavancar a economia local, mas também uma oportunidade para as pessoas usufruírem e conhecerem o nosso território”, concluiu o Secretário Executivo.

 

Descubra o calendário do “Viseu Dão Lafões Pé Ante Pé” nas redes sociais (Instagram/Facebook) em: @visitviseudaolafoes

 

Partilhar:

.