CIM reforça competências dos Técnicos SIG municipais


No âmbito do projeto de implementação do SIG Supramunicipal, integrado na candidatura de “Modernização Administrativa na Região Viseu Dão Lafões: Um Modelo, Catorze Municípios”, a CIM Viseu Dão Lafões concluiu, no passado dia 2, um conjunto de ações de formação destinadas à capacitação dos técnicos municipais.

A formação, com uma duração de 42 horas, focou-se na exploração e desenvolvimento de ferramentas de informação geográfica, apoiadas na solução de software livre, multiplataforma, adotada no projeto de SIG Supramunicipal. Estas ações foram precedidas por outro conjunto de sessões, dedicadas à construção de bases de dados espaciais, completando-se, desta forma, um ciclo de preparação, capacitação e autonomização dos técnicos municipais para gestão e manutenção da plataforma de SIG Supramunicipal.

O SIG Supramunicipal integra, numa única plataforma, todos os sistemas de informação geográfica municipais, e respetiva cartografia, disponibilizando um conjunto de capacidades e ferramentas de exploração e de manutenção da informação espacial e sobre temas essenciais para a gestão do território.

A aposta numa plataforma de SIG comum para os municípios, é um exemplo de promoção de iniciativas integradas de modernização e articulação intermunicipal, como forma de obter economias de escala e de gerar massa crítica, contribuindo para a melhoria das competências da região e fomentando a cooperação territorial, ajudando a melhorar a capacidade de organização e resposta municipal.

Partilhar:

.