CIM Viseu Dão Lafões apresenta solução tecnológica inovadora em evento internacional


  • Comunidade Intermunicipal e autarcas de Viseu Dão Lafões participam de forma ativa no maior certame mundial sobre Cidades e Regiões Inteligentes

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai participar de forma ativa no Smart City Expo World Congress (SCEWC), o maior evento mundial sobre a temática das Cidades e Regiões Inteligentes. A CIM Viseu Dão Lafões vai apresentar o Sistema de Gestão de Pavimentos (SGPAV), uma solução tecnológica, desenvolvida através de inteligência artificial, que monitoriza as estradas da região.

 

O SCEWC certame que decorre em Barcelona, entre os dias 15 e 17 de novembro, recebe milhares de especialistas de todo o mundo, assim como decisores políticos e representantes de empresas e organizações empenhados em melhorar as suas cidades. Dezenas de expositores e centenas de oradores estarão presentes em múltiplas sessões de apresentação.

 

A CIM Viseu Dão Lafões lidera uma missão de trabalho que integra Presidentes dos municípios do território. A organização desta missão está a cargo da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e da NOVA IMS, com o apoio da ANMP – Associação Nacional dos Municípios Portugueses e do Consulado Português em Barcelona.

 

O SCEWC vai dar a conhecer a experiência das cidades e regiões mais inovadoras do mundo na implementação de projetos em áreas tão importantes como a energia, o desenvolvimento sustentável, o ambiente, a mobilidade e a segurança, entre outras. Os autarcas do território da CIM Viseu Dão Lafões terão a oportunidade de visitar a exposição e de participar nas apresentações, workshops e sessões informativas que se adequem às necessidades e ao perfil da região.

 

Na edição deste ano, o SCEWC propõe um destaque especial para o tema da sustentabilidade, sendo apresentados exemplos das melhores práticas a este nível. Cidades inspiradas nas pessoas; cidades sustentáveis, em que os transportes públicos coexistem com novas opções de mobilidade; cidades inclusivas, onde as ruas e os serviços públicos são acessíveis a todos; cidades seguras, que abordam as preocupações de segurança e de privacidade; e cidades coletivas, onde a colaboração e a participação se conjugam para construir um futuro melhor e próspero, são alguns exemplos dos assuntos que irão ser abordados no evento.

 

A CIM Viseu Dão Lafões estará igualmente presente na área de exposição “Smart Portugal”, em conjunto com outras organizações e empresas portuguesas do setor. Neste espaço, localizado numa zona central da feira, serão apresentados vários “casos de sucesso” a nível nacional. Assim, no dia 16, a partir das 12h45, a CIM participa na mesa-redonda “Portugal Makes Sense – Smart Cities”, juntamente com a CIM Oeste e as empresas ALTICE, CEiiA, Focus BC e UBIWHERE.

 

No dia 17, pelas 10h30, a CIM Viseu Dão Lafões apresentará o SGPAV, uma solução tecnológica desenvolvida no âmbito projeto do Centro de Competências de Gestão de Vias (CCGV).

 

Este projeto inovador visa a integração dos serviços de monitorização da manutenção da rede viária da região Viseu Dão Lafões, numa lógica intermunicipal. O SGPAV permite, através de soluções de inteligência artificial, a recolha regular de dados relativos às condições do pavimento, integrando-os no Portal Geográfico da região, constituindo-se como um observatório permanente daquelas infraestruturas.

 

De salientar que o SCEWC vai contar com a visita da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, bem como do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz.

 

Foi com grande entusiasmo que a CIM Viseu Dão Lafões abraçou o desafio de participar neste evento, o mais importante que se realiza no mundo sobre cidades e regiões inteligentes. A inovação e a melhoria da sustentabilidade das nossas cidades é uma preocupação da CIM desde há muito. Orgulho-me de constatar que estamos na primeira linha das inovações tecnológicas a este nível, como vamos ter oportunidade de demonstrar no dia 15”, sublinha Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões.

 

Os autarcas do nosso território vão dispor de uma oportunidade privilegiada para ficar a conhecer as melhores práticas e os melhores exemplos de gestão de cidades inteligentes. Tenho a certeza de que serão três dias muito enriquecedores para todos os participantes, que irão fazer germinar novas ideias que podem alavancar o desenvolvimento inteligente do território”, considera Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

 

O SCEWC pode ser visitado no recinto do Fira Barcelona, entre as 9h00 e as 19h00 dos dias 15 e 16. No dia 17 encerra às 17h00.

 

Partilhar:

.