- Sessão de apresentação juntou entidades responsáveis e outros parceiros em Vouzela.
- Projeto Life Nieblas aproveitou humidade presente nas neblinas para rega de áreas florestais afetadas por incêndios.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou hoje, dia 7 de novembro, num workshop em Vouzela, os resultados do projeto europeu Life Nieblas, em que participou de forma muito ativa durante três anos.
O projeto “Life Nieblas – Reflorestação e Mitigação das Alterações Climáticas: Testes, Avaliação e Transferência de Métodos de Inovação Baseados na Recolha de Nevoeiro” teve como âmbito a promoção de uma tecnologia inovadora: protótipos de coletores de neblina, que recolhem água da humidade da atmosfera e a reaproveitam para a recuperação de áreas florestais afetadas por incêndios e desertificação.
Liderado pela GESPLAN – Gestão e Planeamento Territorial e Ambiental, do Governo de Gran Canária, o projeto Life Nieblas foi testado em florestas autóctones de Espanha e Portugal.
Em Portugal, as intervenções tiveram lugar nos concelhos de Carregal do Sal e Vouzela, pertencentes ao território da CIM Viseu Dão Lafões, mais concretamente em áreas integradas na Rede Natura 2000, e integradas no Parque Natural Local Vouga – Caramulo, que foram devastadas pelos incêndios de 2016 e 2017. A reflorestação envolveu a plantação de espécies autóctones, como carvalho alvarinho, carvalho negral e sobreiro. Foram instalados coletores de nevoeiro e depósitos de água atmosférica, para posterior aproveitamento da água recolhida para rega das espécies florestais instaladas.
Ao longo da sua duração, o projeto mereceu alargada cobertura da comunicação social internacional, que incluiu a deslocação de televisões e publicações estrangeiras a Carregal do Sal e Vouzela, para reportagens sobre a tecnologia inovadora utilizada.
Workshop reuniu várias entidades
O workshop de hoje, realizado no Cine Teatro de Vouzela, iniciou-se com uma sessão de boas-vindas, em que intervieram Carlos Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, José Batista, Vereador da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Reinero Brandon, Diretor do Departamento de Medio Ambiente – Cabildo de Gran Canária, e Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.
Seguiu-se a apresentação de resultados do projeto Life Nieblas, por parte de Gustavo Ruiz, Coordenador da GESPLAN, e André Mota, responsável da Unidade de Ambiente e Proteção Civil Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões.
O momento seguinte consistiu numa mesa-redonda com o tema “Recuperação da floresta autóctone: seu contributo para mitigação das alterações climáticas, incêndios florestais e biodiversidade”. Moderada por Hélder Viana, Presidente da Escola Superior Agrária de Viseu, participaram representantes de entidades regionais e nacionais, nomeadamente Fátima Reis, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro do ICNF, Miguel David, Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Viseu Dão Lafões, Gustavo Ruiz, Coordenador da GESPLAN, Nuno Rocha, Técnico do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vouzela, e, por fim, Paula Pereira, Técnica do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões.
A sessão de encerramento esteve a cargo de Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões e o workshop terminou com uma visita aos locais do projeto, em Vouzela e Carregal do Sal.
Carlos Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, declarou que “acolher um evento que para nós é tão significativo, onde são apresentados os resultados do projeto LIFE Nieblas, numa área que para nós, Câmara Municipal de Vouzela, é muito importante, que nos é muito querida e é também estratégica para o desenvolvimento integrado do nosso território, como são a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais”.
“O LIFE Nieblas é mais do que um projeto de investigação e de pesquisa, representa um esforço conjunto de todos os parceiros, numa visão de preservação ambiental e um compromisso de desenvolvimento sustentável, visando, como já foi referido, novas técnicas de recuperação e de preservação da floresta, principalmente da floresta autóctone, contributos para a mitigação das alterações climáticas, que são evidentes, e para a mitigação dos incêndios florestais e da biodiversidade.de água, utilizando redes de neblina para recolher a humidade do ar, numa estratégia que alia a inovação, o conhecimento e a participação das Comunidades”, assinalou o autarca.
José Batista, Vereador com o pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, destacou que ” temos de trazer a inovação, temos de trazer a ciência, para nos ajudar a colmatar a falta de pessoas, de maneira a que o território e a nossa floresta não esteja abandonada. Não precisamos de muitas pessoas. ”
“Às vezes, há a tentação de acharmos que tendo mais gente, vamos ter a floresta mais cuidada, o que pode não acontecer. O que precisamos efetivamente é de gente que cuide da floresta e esse é o grande desafio. Por isso, da parte do município de Carregal do Sal estaremos sempre de braços abertos para tudo o que possa trazer inovação e saber científico, para podermos agir de forma diferente para o futuro”.
Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões destaca a importância do projeto Life Nieblas para a região: “Este projeto, que agora concluímos, é um exemplo a seguir de inovação no combate às alterações climáticas. As ações desenvolvidas em Vouzela e Carregal do Sal permitem reduzir a vulnerabilidade dos nossos ecossistemas aos incêndios e à desertificação e, desta forma, contribuem para a conservação da biodiversidade. Não menos importante, o Life Nieblas promove a aplicação de tecnologias sustentáveis, que podem ser replicadas em outros territórios da Europa. Para a CIM Viseu Dão Lafões, é fundamental apoiar iniciativas como esta, que valorizam as nossas florestas e protegem o futuro das nossas comunidades”.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, notou que “A CIM Viseu Dão Lafões está profundamente comprometida com a proteção e a preservação do património natural do seu território. Neste contexto, o Life Nieblas é um projeto que permite à CIM testar uma solução inovadora que, conforme esta apresentação de resultados indica, tem promovido diversos benefícios tanto ao nível da proteção da biodiversidade como do combate às alterações climáticas em Viseu Dão Lafões, tudo isto a um custo controlado”.
“Por outro lado, conforme comprova a atração que este projeto tem gerado junto de diversos órgãos de comunicação social internacionais, o Life Nieblas também nos permite afirmar Viseu Dão Lafões, a nível europeu, enquanto um território proativo e inovador na defesa do meio ambiente e na proteção do seu ecossistema, facto que nos orgulha”, concluiu Nuno Martinho.
O projeto Life Nieblas foi financiado pelo Programa Life, da Comissão Europeia, e teve como entidades parceiras, além da CIM Viseu Dão Lafões e da GESPLAN, a Universidade de La Laguna (Canárias), a Herdade de Águas de Arucas e Firgas (Canárias), o Instituto Tecnológico das Canárias., o Instituto Canário de Investigação Agrária, o Centro de Investigação Ecológica e Aplicações Florestais e a Universidade Autónoma de Barcelona.