CIM Viseu Dão Lafões disponibiliza aos municípios seus associados uma Plataforma de Gestão de Ocorrências aliada a uma APP


A CIM Viseu Dão Lafões, tendo como área prioritária de atuação a modernização e capacitação da administração local e dando continuidade a diversas iniciativas de promoção do governo eletrónico e de transformação digital dos serviços públicos, tais como a implementação de plataformas de Serviços Online, de Orçamento Participativo e de um Portal Geográfico à escala da região, tendo como propósito reforçar a proximidade e acessibilidade entre os municípios do seu território, munícipes e visitantes, disponibilizou uma inovadora aplicação móvel, com mecanismos que promovem e facilitam a participação dos munícipes na preservação, utilização e gestão do espaço público.

De uso gratuito, a nova App inclui a possibilidade de reportar ocorrências de forma simples, permitindo ainda o acesso a serviços municipais como, por exemplo, a comunicação de leituras do contador, a consulta da faturação da água, o acompanhamento de processos de licenciamento, entre outros. O munícipe poderá, também, receber diversos alertas meteorológicos ou da proteção civil, aceder a notícias, consultar a agenda cultural, entre outras funcionalidades.

Em complemento à ferramenta de comunicação de ocorrências, disponibilizada pela App, os municípios passarão a dispor internamente de uma plataforma de gestão de ocorrências, assegurando, através desta, a permanente monitorização de todo o processo, desde o momento da comunicação da anomalia até à sua resolução e consequente notificação do munícipe, numa lógica de processo cooperativo e colaborativo, reforçando as redes de interação e de partilha de conhecimento entre municípios, munícipes e demais agentes do território.

De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “A CIM Viseu Dão Lafões, sempre teve como prioridade o fomento à inovação, proximidade, simplificação e modernização administrativa autárquica”. “Ao longo dos anos, tem desenvolvido, de forma sustentada e ininterrupta, diversos projetos que visam a prossecução destes objetivos”, diz Nuno Martinho, acrescentando que “é neste contexto que disponibilizamos esta importante plataforma aos municípios associados, que lhes proporcionará um salto qualitativo na gestão da relação com os seus munícipes e do seu território”.

A primeira solução foi implementada pelo município de Carregal do Sal, encontrando-se disponível no site do município, prevendo-se a disponibilização das restantes até ao final do presente ano.

Este projeto foi desenvolvido ao abrigo de uma candidatura ao Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA), enquadrada no programa Centro 2020.

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