CIM Viseu Dão Lafões Promove Exposição Itinerante “O Futuro é Amanhã!”


 

Hoje, segunda-feira dia 18 de outubro, teve lugar a Sessão de Abertura da Exposição Itinerante “O futuro é Amanhã!” marcando, assim, um novo ciclo de itinerância.

 

Esta iniciativa que decorreu na Escola D. Luís de Loureiro, do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique – Viseu, entre outros, contou com as presenças do Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, do Vereador da Educação do Município de Viseu, Pedro Ribeiro, bem como do Diretor da Escola D. Luís de Loureiro, Dinis Augusto Saraiva.

 

Dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela CIM Viseu Dão Lafões, nomeadamente através do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC), esta mostra, surge enquadrada no projeto “O futuro é amanhã!”, cujo principal objetivo é promover a literacia ambiental, nomeadamente no que respeita às alterações climáticas, e a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis.

 

Esta exposição itinerante pretende, assim, sensibilizar a comunidade escolar para a temática das alterações climáticas, partindo de questões simples e de desafios para mobilizar e cativar para a adoção de atitudes e comportamentos que atenuem e mitiguem os impactos negativos das alterações climáticas no território.

 

À semelhança do último ano letivo, a exposição vai percorrer os 14 municípios que compõem a CIM Viseu Dão Lafões, contudo, desta vez, ficará uma semana em cada Escola e Agrupamento de Escolas.

 

Para o Diretor da Escola D. Luís de Loureiro, Dinis Augusto Saraiva, “Esta é uma iniciativa que encontra grande adesão entre os nossos alunos, sendo importante que eles aproveitem estas oportunidades para desenvolver o seu conhecimento sobre estes temas. Eles, por vezes mais do que os adultos, mostram uma sensibilidade especial para com o ambiente”.

 

“Merece, ainda, destaque o facto desta exposição ter a sua primeira apresentação nesta escola, fora dos centros urbanos, na medida em que temos de transformar a nossa vontade de descentralização numa realidade palpável, como vemos aqui”, acrescentou o Diretor.

 

Segundo o Vereador da Educação do Município de Viseu, Pedro Ribeiro, “É importante envolver a comunidade, desde tenra idade, no debate e na reflexão, ampliando o conhecimento, na nossa região, sobre as alterações climáticas. Assim, é com muito gosto que o Município de Viseu se associa a mais uma iniciativa da CIM Viseu Dão Lafões”.

 

De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho “Esta exposição itinerante tem vindo a afirmar-se enquanto uma mais-valia para a consciencialização da população estudantil para as alterações climáticas na Região Viseu Dão Lafões”.

 

“Atendendo aos impactos diretos das alterações climáticas na região, a CIM entende que a comunidade educativa assume um papel estratégico na mudança de paradigma. Assim, adotámos diversas metodologias de trabalho com vista a desenvolver, junto da comunidade escolar, uma literacia ambiental capaz de introduzir os conceitos de adaptação e de mitigação do fenómeno das alterações climáticas no nosso território”, concluiu o Secretário Executivo.

 

Partilhar:

.