CIM Viseu Dão Lafões promove visita aos projetos integrados no Plano de Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões: “Valoriza-te”


 

Hoje, dia 31 de outubro, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu uma Visita de Imprensa a três iniciativas, desenvolvidas no âmbito do projeto “Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões: Valoriza-te”, que durante o ano letivo 2022 – 2023 vão percorrer todos os Agrupamentos de Escolas dos 14 municípios da região.

 

Entre outros, neste momento, estiveram presentes o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, o Presidente do Município de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, e o Vice-Presidente do Município de Vouzela, Carlos Oliveira, assim como os Senhores Diretores dos Agrupamentos de Escolas.

 

Assim, o Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, na cidade de São Pedro do Sul, foi o ponto de partida desta visita que se iniciou com o projeto “O Futuro é Amanhã, Adaptação às Alterações Climáticas“, seguindo-se uma visita ao “Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões“. Posteriormente, já na Escola Básica Dr. Eduardo José Girão Pereira (Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia), freguesia de Cambra, no Município de Vouzela, foi apresentada a iniciativa “Comer Bem Sorrir Melhor“.

 

Foi ao abrigo do projeto “O Futuro é Amanhã, Adaptação às Alterações Climáticas!“, iniciativa que ao longo dos dois últimos anos letivos percorreu 22 Agrupamentos de Escola dos 14 municípios de Viseu Dão Lafões, chegando a mais de 15.500 alunos e mais de 800 professores, que a CIM Viseu Dão Lafões deu a conhecer o Science BreakoutApanhados Pelo Clima – O Futuro é Amanhã!“.

 

Esta atividade inovadora destina-se aos alunos do 3º CEB (7º, 8º e 9ª) e consiste num jogo de tabuleiro, que também é interativo, jogado em equipa, composto por “salas mistério” e enigmas, com narrativas desenvolvidas em torno do PIAAC, tendo como objetivo final sensibilizar para os fenómenos das alterações climáticas e as suas consequências nos vários setores e a promoção de ações que atenuem os efeitos das alterações climáticas no território de Viseu Dão Lafões.

 

Recorde-se que “O Futuro é Amanhã, Adaptação às Alterações Climáticas!” é um projeto educativo sobre alterações climáticas que tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade educativa para esta problemática e contribuir para a promoção da literacia ambiental e de comportamentos ambientalmente sustentáveis, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela CIM Viseu Dão Lafões, nomeadamente através do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC).

 

Quem também está de regresso às escolas de região é o “Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões“, depois de nos dois últimos dois anos letivos ter visitado 22 Agrupamentos de Escola, dos 14 municípios da CIM, e conquistado a atenção de 7800 alunos e mais de 400 professores.

 

O “Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões” desafia os alunos ( 3.º e 5.º anos) da região a explorar novas metodologias de ensino, colocando ao seu dispor um ambiente pedagógico, rico e diferente do seu contexto normal de aprendizagem, com material e conteúdo estimulante e enriquecedor, que permite partir à descoberta do conhecimento e promover competências transversais, em alinhamento com as aprendizagens essenciais para os 1.º e 2.º ciclos de escolaridade. Para este ano letivo, a educação inclusiva e equitativa assume-se enquanto como um dos pilares do projeto, através da proposta “Tu e os Outros”. Os restantes temas “Fábrica de Robôs”, “Corpo Humano”, “Fenómenos Atmosféricos e Alterações Climáticas”, “Engenhos e Engenhocas” e “A Nossa Escola no Cosmos”, transitam das edições anteriores.

 

Por último, a visita passou pelo projeto “Comer Bem Sorrir Melhor“, lançado no último ano letivo, e que já promoveu os sorrisos de 5500 alunos dos 14 municípios da região. Promovido pela CIM, em parceria com a Ordem dos Médicos Dentistas e Ordem dos Nutricionistas, este projeto tem como objetivo abordar a literacia para a saúde oral e nutricional, entre os alunos do primeiro ciclo.

 

De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “Paulatinamente, a CIM tem vindo a desenvolver diversos projetos na área da educação, em estreita articulação com os Municípios e Agrupamentos de Escola. Estes projetos são muito importantes para o território, não só por envolverem cada vez mais alunos de todo o território, mas porque, entre outros, estamos a conseguir promover temas como as ciências experimentais, a robótica, a literacia financeira, as alterações climáticas, a leitura, entre outros temas. Estes projetos vão ter impacto direto e positivo na vida dos alunos, das suas famílias, com reflexos no sucesso educativo “.

 

Segundo o Presidente do Município de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, “As iniciativas que estamos a apresentar são importantes na medida em que são uma forma inovadora de levar mais e melhor conhecimento às crianças e jovens dos nossos municípios. Nessa medida é com prazer que o Município de São Pedro do Sul acolhe estes projetos“.

 

Para o Vice-Presidente do Município de Vouzela, Carlos Oliveira, “Estamos em territórios de baixa densidade onde, por vezes, é difícil aos nossos jovens aceder a este tipo de conteúdos por meios próprios, assim, estes projetos são fundamentais para os nossos alunos crescerem e levarem para as suas famílias comportamentos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade“.

 

Galeria de imagens em: https://we.tl/t-6xdLwlO4FP

 

Partilhar:

.