CRAFT TURISMO CRIATIVO Promove Sessão Colaborativa


No âmbito do projeto CRAFT – Turismo Criativo Viseu Dão Lafões a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e a Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD) vão promover uma sessão aberta e colaborativa em torno dos produtos a prototipar.

 

Esta sessão, que terá lugar no dia 20 de julho, pelas 14:00, na Casa da Cultura, no Sátão, conta com a presença de artesãos e participantes nas Oficinas de Cocriação, realizadas no passado mês de junho, e pretende discutir, em conjunto, as ideias que irão avançar para processo de prototipagem.

 

O Craft Turismo Criativo, assume-se enquanto um projeto de valorização, qualificação e promoção turística baseado nos recursos e ativos patrimoniais, culturais e imateriais associados ao artesanato, do saber-fazer à criatividade, que conta com a participação ativa das comunidades de Aguiar da Beira, Sátão, Penalva do Castelo, Mangualde e Nelas.

 

Desenvolvido numa parceria entre a ADD e a CIM Viseu Dão Lafões, o Craft – Turismo Criativo pretende reinterpretar técnicas e matérias-primas tradicionais e desenvolver novas abordagens estéticas de forma a contribuir para a afirmação do património artesanal regional como ativo cultural e turístico.

 

Após um levantamento de técnicas, matérias e artesãos presentes neste território, foram realizadas Oficinas de Cocriação, em conjunto com os artesãos locais. Nesta sessão colaborativa, será promovida a partilha dos resultados destas oficinas, assim como referências de boas práticas e projetos semelhantes, estimulando a discussão sobre a inovação e o potencial do artesanato nas práticas culturais e turísticas.

 

De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “Através do projeto CRAFT a CIM Viseu Dão Lafões pretende promover o património associado às artes e ofícios tradicionais, enquanto fator de diferenciação e competitividade turística”.

 

“Esta sessão colaborativa vem promover a criação de novas dinâmicas entre os diversos agentes ligados ao artesanato presentes no território”, acrescentou.

 

Para o Coordenador da ADD, Emanuel Ribeiro, “Esta sessão colaborativa visa dinamizar a troca de saberes e experiências entre os artesãos envolvidos neste projeto, ao mesmo tempo que dissemina o conhecimento e o seu know-how relativo ao artesanato”.

 

Fotografias das Oficinas de Cocriação disponíveis em: https://tinyurl.com/22wcp4m3

 

Partilhar:

.