A presente operação é promovida pela Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), que integra os municípios
de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão, em parceria com a Comunidade Intermunicipal
Viseu Dão Lafões. Esta parceria assegura a complementaridade e articulação com os Produtos Turísticos
Integrados de base intermunicipal, promovido pela CIMVDL, os quais foram estabelecidos no contexto da
estratégia de promoção turística regional acordada entre a Autoridade de Gestão do CENTRO 2020 e a Entidade
Regional de Turismo do Centro.
Organizada em 5 Ações principais (Ação 1. Levantamento e Caracterização; Ação 2. Oficinas Criativas; Ação 3.
Exposição de Novos Produtos; Ação 4. Rota Saber Fazer; Ação 5. Comunicação), a operação Craft Turismo Criativo
(Viseu Dão Lafões) atua, de forma articulada, sobre diversas dimensões da cadeia de valor turístico, integrando
tarefas de levantamento e estruturação de informação, iniciativas de qualificação e capacitação de agentes,
cocriação de novos produtos e experiências, estruturação de uma Rota temática, ações de ativação de produto e
comunicação.
Neste sentido, a candidatura Craft Turismo Criativo (Viseu Dão Lafões) incide na estruturação e desenvolvimento
de produto turístico de natureza intermunicipal, com base na preservação, valorização e promoção dos ativos
turísticos associados ao património cultural imaterial, relacionados com o saber-fazer e os modos de produção
locais, considerando recursos, técnicas e artesãos, enquanto instrumentos de diferenciação e competitividade dos
território de intervenção da ADD, prevendo um conjunto de ações que convergem para qualificação da oferta e da
cadeia de valor turístico destes territórios, com especial enfoque na estruturação e diversificação de experiências
temáticas suportadas numa rede de parcerias que envolve agentes públicos e privados, locais e regionais.
A operação Craft Turismo Criativo (Viseu Dão Lafões) visa combater as fragilidades socioeconómicas do território
ADD, contribuindo para a diversificação da sua economia, por via de um projeto de natureza imaterial de
valorização, qualificação e promoção turística baseado nos recursos identitários e ativos patrimoniais culturais
imateriais – artesanato e saber-fazer, envolvendo a participação ativa das comunidades locais.

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