FAQ

Perguntas Frequentes

Quais os benefícios de ter um sistema de bicicletas públicas partilhadas?

Os principais benefícios dos sistemas de bicicletas públicas incluem:
– Aumento da repartição do modo ciclável;
– Oferta de uma alternativa de transporte flexível;
– Promoção da mobilidade suave;
– Redução do tráfego rodoviário (congestionamento, emissões de gases, ruído e sinistralidade);
– Melhoria da saúde pública;
– Usufruto da cidade e do ecossistema.

Como posso utilizar o serviço/bicicletas?

As bicicletas BORA! podem ser retiradas das Estações através da App BORA! ou do teu Cartão BORA!.

Quanto é que vai custar a utilização da BORA?

A utilização das bicicletas BORA! será gratuita durante os primeiros 60 dias de funcionamento do sistema.

Qual o horário de funcionamento?

O horário é de segunda-feira a domingo, das 08h00 às 20h00.
Os serviços de apoio da BORA! funcionam das 09h00 às 17h00. Consulte a lista de contatos e locais de atendimento disponível em Contactos para mais informações.

O que é uma estação?

A estação é o local composto por um Totem e um número variável de Docas onde podes iniciar/finalizar a viagem.
As estações têm disponível serviço WIFI, portanto não precisas de usar os teus dados móveis para levantar ou entregar as bicicletas.

Por quanto tempo posso usar uma bicicleta?

De acordo com as normas de utilização podes utilizar uma bicicleta BORA! 2 horas por dia, independentemente do número de viagens.
A BORA! tem de ser devolvida diariamente e dentro do horário de funcionamento.

Até onde posso ir com a BORA? Qual o limite geográfico?

O Sistema de Bicicletas Partilhadas pode ser utilizado nos perímetros urbanos dos concelhos em que está disponível. Isto é, não podes levar, por exemplo, a BORA! de Viseu para Tondela. As BORA! de Viseu só podem circular em Viseu.

Com o teu Cartão ou APP BORA!, poderás utilizar as bicicletas de Tondela.

Posso requisitar mais do que uma BORA?

Não. Cada utilizador apenas pode requisitar uma BORA!.

Se estiver parado sem utilizar a BORA, continua a contar o tempo de utilização?

Sim, porque está ocupada e não pode ser utilizada por outro utente.

Tenho menos de 18 anos. Posso utilizar o serviço?

Sim, mas só se tiveres mais de 16 anos e desde que o teu encarregado de educação fique responsável por todos os aspetos da utilização.

Tenho que entregar a bicicleta na mesma estação de onde a retirei?

Não. Pode iniciar a viagem numa estação e terminar noutra estação diferente.

Na doca, quando o círculo está com cor verde, o que quer dizer?

Quer dizer que a bicicleta ou a doca está disponível.

Na doca, quando o círculo está com cor vermelha, o que quer dizer?

Quer dizer que a bicicleta ou a doca está indisponível.

Se tiver um acidente estou segurado?

Sim. Como és utilizador da BORA! (estás registado) beneficias de seguro de acidentes pessoais e de seguro de responsabilidade civil de acordo com as apólices publicitadas neste site e de acordo com as respetivas coberturas e exclusões.

Se tiver um acidente estou segurado?

Sim. Como és utilizador da BORA! (estás registado) beneficias de seguro de acidentes pessoais e de seguro de responsabilidade civil de acordo com as apólices publicitadas neste site e de acordo com as respetivas coberturas e exclusões.

É obrigatório usar capacete para usar a BORA?

De acordo com a legislação em vigor (Decreto-Lei n.º 102-B/2020, de 9 de dezembro, com início de vigência a 8 de janeiro 2021), não é obrigatório o uso de capacete para conduzir uma BORA!.
Contudo, e por razões de segurança, recomendamos vivamente a sua utilização sempre que possível.

Se tiver um acidente o que devo fazer?

Dependendo da gravidade do acidente deves ligar para o 112.
Deves entrar imediatamente em contato com os serviços de apoio BORA! do Município em que te encontras, ou, em caso de assistência hospitalar, no prazo máximo de 24h a contar do sinistro.
Os serviços de apoio da BORA! funcionam das 09h00 às 17h00. Consulte a lista de contatos e de locais de atendimento disponível em Contactos para mais informações.

Se a bicicleta tiver uma peça partida ou outro problema, o que acontece?

Antes do início da viagem deve verificar se a bicicleta se encontra em boas condições e caso seja detetada alguma avaria, defeito ou anomalia, deve entrar em contacto com os serviços de apoio BORA! do Município em que te encontras
Os serviços de apoio da BORA! funcionam das 09h00 às 17h00. Consulte a lista de contatos e de locais de atendimento disponível em Contactos para mais informações.

Quanto tempo demorará a assistência técnica a chegar ao local onde me encontro?

A equipa ou o técnico de assistência chegará ao local, com a maior rapidez possível.

Assim que desbloqueio a bicicleta na App, quanto tempo tenho para a retirar da doca?

Tem 15 segundos para retirar a bicicleta da doca, findo os quais a bicicleta fica bloqueada.

Durante a viagem preciso de ter a App ligada e/ou os dados móveis?

Não. Para iniciar a viagem é necessário de ter a App ligada (com ligação à internet: WIFI ou dados móveis), durante a viagem podem desligar a App e a ligação à internet. No final da viagem é, novamente necessário, ligar a App para confirmar o término da mesma. As estações têm WIFI disponível, portanto não é necessário utilizar os dados móveis próprios.

Como posso alterar a palavra passe da App?

Podes alterar no teu perfil. Carrega no avatar que está no canto superior direito da App e em seguida seleciona “Alterar Palavra-Passe”.

Como é que saio da App? Como é que faço o log out da App?

Aceder ao teu perfil. Carregar no avatar que está no canto superior direito da app e no final do ecrã selecionar “Sair”.

Como é que consulto o histórico de percursos que já fiz?

Carregar no menu que está no canto superior esquerdo da App e em seguida carregar em “Histórico” e “Percursos”.