Laboratório Móvel das Ciências conquista alunos de Viseu Dão Lafões


 

O Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões terminou, pelo segundo ano consecutivo, a itinerância pelas escolas do território.

 

Apresentado a 15 de setembro de 2020, pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no âmbito do Plano de Promoção do Sucesso Educativo, o Laboratório Móvel das Ciências, ao longo dos seus dois anos letivos de atividade, já abriu as suas portas e levou, nesta viagem rumo ao conhecimento, cerca de 500 docentes e 7800 alunos.

 

Voltando a percorrer os 14 municípios que compõem a CIM Viseu Dão Lafões, esta inovadora proposta, cujo foco recai no domínio tecnológico, programação, robótica e ciências experimentais, nos anos letivo 2020/2021 e 2021/2022, acolheu praticamente a totalidade dos alunos de todas as turmas dos 3º, 4º e 6º anos do ensino básico.

 

Assim, desde o arranque desta iniciativa, já foram dinamizadas um total de 443 ações, sendo que, o módulo temático central “Fábrica de Robots”, foi o tema escolhido pelos professores em 396 ações. No que concerne aos temas opcionais, o módulo “Corpo Humano” foi a opção pedagógica dos docentes por 209 vezes; tendo o módulo “Fenómenos Atmosféricos e Alterações Climáticas”, sido escolhido em 170 ocasiões; já o módulo “A Nossa Escola no Cosmos” foi opção 65 vezes, por último, o módulo “Engenhos e Engenhocas” registou 44 ações.

 

Recorde-se que, no próximo período de interrupção letiva, o Laboratório Móvel das Ciências irá continuar a percorrer os Municípios da CIM Viseu Dão Lafões, permitindo que as crianças, também, possam usufruir desta experiência em contexto de férias escolares.

 

Para o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “A CIM tem realizado uma forte aposta no Pilar Educação. Acreditamos que esta aposta, que acrescenta valor ao processo de ensino e aprendizagem, é uma mais-valia para o desenvolvimento e coesão do nosso território”.

 

“Entre outros temas, temos dedicado particular atenção a questões como a literacia ambiental, a literacia financeira, a saúde oral e a alimentação saudável ou, ainda, ao empreendedorismo, apostando em conteúdos inovadores, capazes de alargar os horizontes e potenciar as capacidades dos nossos alunos. No entanto, é com manifesta satisfação e sentido de dever cumprido que vemos esta proposta pedagógica inovadora (Laboratório Móvel), dedicada às ciências experimentais e à robótica, a ser acolhida com tanto entusiasmo pela comunidade escolar e a crescer de ano para ano”, concluiu o Secretário Executivo.

 

Partilhar:

.