Portal Geográfico Viseu Dão Lafões

Portal Geográfico Viseu Dão Lafões

Desde 2010 que a CIM Viseu Dão Lafões e os seus municípios têm desenvolvido uma estratégia articulada de criação, desenvolvimento e implementação de uma plataforma de SIG intermunicipal. Designado por Portal Geográfico da CIM Viseu Dão Lafões, a plataforma integra os sistemas de informação geográfica municipais, e respetiva cartografia, disponibilizando um conjunto de capacidades e ferramentas de exploração e de manutenção da informação espacial e sobre temas essenciais para a gestão do território.

 

Para além da integração da informação cartográfica de base, devidamente homologada, o Portal dispõe da informação geográfica e dos metadados relativos à caracterização da rede viária, do parque escolar existente, da ação social escolar, incluindo os transportes escolares, dos equipamentos desportivos e, das atividades económicas presentes nos territórios municipais, incluindo comércio, indústria, restauração e alojamento.

 

O projeto prosseguirá com o desenvolvimento de novas áreas temáticas de trabalho, como o turismo, a ação social, a mobilidade, o património municipal, a gestão e inventariação dos espaços verdes, o acompanhamento de planos de investimento, entre outros atributos do inventário e caracterização do território Viseu Dão Lafões.

Projeto

Área de Intervenção Modernização Administrativa
Projeto Portal Geográfico Viseu Dão Lafões
Ações

O projeto visa catalogar, centralizar e disponibilizar informação geográfica de qualidade e rigor, capaz de permitir o apoio célere ao planeamento e aos processos de tomada de decisão técnica/política sobre o território Viseu Dão Lafões, e que, ao mesmo tempo, seja integrador de todas as novas soluções a implementar que tenham por base a produção ou consumo de informação geográfica.

Para além da integração da informação cartográfica de base, devidamente homologada, o Portal dispõe da informação geográfica e dos metadados relativos à caracterização da rede viária, do parque escolar existente, da ação social escolar, incluindo os transportes escolares, dos equipamentos desportivos e, das atividades económicas presentes nos territórios municipais, incluindo comércio, indústria, restauração e alojamento. Prosseguirá ainda com o desenvolvimento de novas áreas temáticas de trabalho, como o turismo, a ação social, a mobilidade, o património municipal, a gestão e inventariação dos espaços verdes, o acompanhamento de planos de investimento, entre outros atributos do inventário e caracterização do território Viseu Dão Lafões.

Na perspetiva da partilha da informação e do conhecimento está prevista a disponibilização de ferramentas que assegurem o acesso de todos à informação pública existente no Portal Geográfico, permitindo o acesso centralizado à consulta, pesquisa, análise espacial, edição geográfica e impressão de informação geográfica.

Atendendo ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos e de forma a continuar a garantir a transversalidade do mesmo e a integração das ações desenvolvidas por cada um dos municípios, a presente ação continuará a ser da responsabilidade da CIM Viseu Dão Lafões, reforçando o consenso e parceria intermunicipal, e privilegiando, a adoção de práticas comuns e serviços partilhados.

O presente projeto assenta no desenvolvimento de ações em cinco domínios temáticos essenciais:

  • Reunir informação e o conhecimento sobre o território.
  • Suportar as políticas de ordenamento, o planeamento estratégico, e suportar a tomada de decisão.
  • Concentrar todos os Serviços SIG Online num só portal (local ou Cloud), como forma de facilitar e otimizar o acesso à informação geográfica.
  • Integrar e uniformizar a informação temática detida pelos municípios.
  • Adotar tecnologias open-source nas ferramentas de SIG.
  • Reduzir os custos e melhorar a eficiência operacional.
Entidades beneficiárias Municípios de Aguiar da Beira, Castro Daire, Carregal do Sal,  Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu, Vouzela e a CIM Viseu Dão Lafões.
Duração 2013 – 2015 (Fase 1); 2016-2020 (Fase 2)
Documentação (Link para download)
Financiamento Programa Operacional CENTRO 2020 (Aviso: CENTRO-08-0550-FEDER-000008)