Primeira Reunião da Comissão Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Viseu Dão Lafões


Esta terça-feira, dia 22 de fevereiro, no Auditório Municipal de Tondela, teve lugar a primeira reunião de caráter deliberativo para a instalação da Comissão Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Viseu Dão Lafões.

 

Esta Comissão, prevista no novo Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGFIR), publicado em Diário da República no passado mês de outubro de 2021, é um órgão deliberativo que assegura a governança do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGFIR), a nível sub-regional.

 

Este órgão assume como missão a execução da estratégia de gestão integrada de fogos rurais, a articulação dos programas de gestão do fogo rural e de proteção das comunidades contra incêndios rurais, assim como programas conexos de entidades públicas e privadas e o respetivo planeamento à sua escala.

 

A reunião foi presidida pelo Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, destacando-se na ordem de trabalhos, a apresentação do Modelo de Governança do SGIFR.

 

Da referida comissão fazem parte o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Florestais (AGIF), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os Municípios da CIM Viseu Dão Lafões, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DFRAPC), a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Guarda Nacional Republicana (GNR), as Forças Armadas, a Liga dos Bombeiros, entre outros.

 

Ao longo do ano de 2022, estão previstas acontecer outras reuniões de trabalho com o objetivo de desenvolver e aprovar o Programa Sub-regional de Ação de Viseu Dão Lafões, onde serão definidos os projetos prioritários a implementar na região.

Partilhar:

.