PRODUTOS TURÍSTICOS INTEGRADOS DE BASE INTERMUNICIPAL

A operação Produtos Turísticos Integrados da Região Viseu Dão Lafões visa a criação, qualificação, ativação e
promoção de produtos turísticos integrados, assente nos recursos endógenos do território
(naturais, paisagísticos, patrimoniais e culturais), organizando-os e colocando-os no mercado, contribuindo, desta
forma, para a qualificação da oferta turística e para a diferenciação, notoriedade e atratividade do destino.
A candidatura integra cinco ações que se articulam entre si e que atuam nas diferentes fases da cadeia de valor: a
Ação 1 – Qualificação de Eventos tem como objeto a organização de uma oferta turística qualificada que garanta
ao longo do ano motivos de visitação e estada na região, através da criação/desenvolvimento de eventos âncora
de importância regional; a Ação 2 – Turismo de Natureza propõe desenvolver um produto turístico intermunicipal
suportado na qualidade e quantidade dos recursos naturais e paisagísticos da região, suportado na qualificação e
ativação de percursos pedestres e cicláveis do território e na disponibilização de conteúdos informativos e
sinalética turística complementar; a Ação 3 – Turismo Cultural propõe desenhar, desenvolver e implementar um
produto integrado de turismo cultural, baseado nos recursos patrimoniais classificados e museus do território,
mas também no património imaterial da região, tendo como ponto de partida a cidade de Viseu e disseminandose pela totalidade dos municípios; a Ação 4- Capacitação do Sistema Turístico tem um papel transversal, incidindo
sobre o desenvolvimento de iniciativas direcionadas para os agentes que atuam na cadeia de valor do turismo, do
sector público e do privado, que permitam dar a conhecer boas práticas, dominar o processo de construção de
um produto turístico e levar à ação conjunta. Esta ação inclui, ainda, o trabalho de acompanhamento e
monitorização da operação; a Ação 5 – Comunicação tem, também, um caráter transversal e integra a promoção
dos produtos e iniciativas previstas no plano de ação, com particular ênfase para a presença destes produtos em
plataformas digitais, a presença em feiras, nacionais e internacionais, o desenvolvimento de ações de ativação de
produtos turísticos específicos e num trabalho de relações públicas e assessoria de imprensa sistemático e
constante. Integra igualmente a estruturação de uma agenda integrada de eventos, organizada em termos de
tipologia, geografia e cronologia.

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