Projeto da CIM Viseu Dão Lafões estimula Empreendedorismo


Projeto “Mais e melhor empreendedorismo em Viseu Dão Lafões” foi apresentado hoje, dia 9 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde.

 

Estimular a criação de empresas em Viseu Dão Lafões, criar empregos e atrair e fixar talento na região. Estes são os objetivos principais do projeto “Mais e melhor empreendedorismo em Viseu Dão Lafões”, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e que foi apresentado publicamente, em conjunto com os parceiros da iniciativa.

 

O “Mais e melhor empreendedorismo em Viseu Dão Lafões” é um projeto de promoção do espírito empresarial na região, que tem como parceiros preferenciais, além da CIM Viseu Dão Lafões, a AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu, o IPV – Instituto Politécnico de Viseu e a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.

 

O projeto, financiado no âmbito do SAAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas, assenta em quatro grandes pilares. O primeiro passa por consolidar Viseu Dão Lafões como um ecossistema de referência para a criação de empresas, em particular nos setores do agronegócio, digital, turismo e cultura. O segundo pilar consiste em envolver o ecossistema de empreendedorismo e inovação, para dar resposta às oportunidades de desenvolvimento e aumento de competitividade dos projetos em fase de ideia e das startups em consolidação na região.

 

Qualificar a oferta de serviços de incubação e promover o trabalho em rede e a partilha de recursos constitui o terceiro pilar, sendo o quarto o aprofundamento do estudo das potencialidades económicas da região e a definição de estratégias setoriais específicas para a criação de empresas e atração de talento.

 

A calendarização desta iniciativa prevê seis atividades distintas, a realizar até 30 de setembro. A primeira intitula-se “Empreendedorismo Inteligente em Rede” e inclui várias ações, de que são exemplos o mapeamento de produtos de base rural da região Viseu Dão Lafões, a mobilização de oferta de formação e competências científicas e a organização de grupos temáticos de embaixadores e parceiros.

 

A segunda atividade destina-se à “Expansão do Ecossistema VDL”, com ações de sistematização da proposta de valor da região Viseu Dão Lafões e da avaliação do potencial de marcas identitárias de produtos da região.

 

A terceira atividade é um concurso de ideias, designado por “Hackathon Viseu Dão e Lafões” e a quarta, “Capacitação de Empreendedores e Aceleração de Novas Empresas”, propõe ações como a elaboração de um documento de casos de estudo, a realização de masterclasses de empreendedorismo ou a aceleração de empresas recém-criadas.

 

A quinta atividade, “Mais Incubação Sustentável”, prevê a criação de uma matriz de serviços partilhados pelas incubadoras e a criação de uma rede de parceiros em áreas-chave das novas empresas, assim como uma ferramenta web para colaboração em rede de incubadoras.

 

Finalmente, a sexta atividade consiste num “Roadshow Empreender no Interior”, que irá percorrer os 14 municípios que compõem a CIM Viseu Dão Lafões.

 

 

Partilhar:

.