Projeto “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” está de regresso para valorizar e promover o Turismo de Natureza na região


 

Segunda edição da iniciativa promovida pela CIM foi apresentada esta quinta-feira em plena BTL 2024 – Bolsa de Turismo de Lisboa. A experiência está de volta aos 14 municípios de Viseu Dão Lafões, integrando e promovendo produtos complementares, como a gastronomia e o enoturismo, entre outros.

 

A presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2024 – Bolsa de Turismo de Lisboa, avançou esta quinta-feira para um segundo dia marcado pela apresentação da segunda edição do projeto “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé”, uma iniciativa de enorme sucesso que no ano de estreia, em 2023, levou mais de 1500 pessoas a conhecerem os melhores trilhos da região.

 

Projeto emblemático que resulta da capacidade de união e iniciativa dos municípios, o “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” ativou uma rede de percursos pedestres com 14 caminhadas distribuídas pelos 14 parceiros da CIM, em linha com a estratégia Walking e Cycling da região e com a aposta no Turismo de Desporto e Natureza, enquanto veículo de dinamização e promoção do território.

 

O “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” proporciona uma experiência de enquadramento cénico que presenteia os participantes com os melhores argumentos naturais da região. O modelo regressa agora, na primavera de 2024, alavancando os percursos existentes e promovendo a circulação de pessoas, em programas articulados com experiências de gastronomia, enoturismo, termalismo, entre outras.

 

“O Turismo de Natureza é a principal porta de entrada no nosso território, desde logo graças a um produto compósito que congrega a Ecopista do Dão e do Vouga, aos centros de BTT e de Trail, as Subidas Épicas e os Percursos Pedestres, entre vários produtos de excelência que temos vindo a trabalhar em rede. Tal como outras iniciativas, o Viseu Dão Lafões Pé ante Pé é um trabalho de articulação entre a CIM e os Municípios. Valemos muito individualmente, mas a região vale ainda mais se conseguirmos trabalhar em rede, na complementaridade da nossa oferta, conquistando mais visitantes e incrementando a notoriedade do destino Viseu Dão Lafões.”, destacou o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, que realçou o facto de a CIM Viseu Dão Lafões estar em plena BTL, pelo terceiro ano consecutivo, com um stand próprio – “o que realça a união e a capacidade de trabalhar em rede de todos os atores do território sejam eles públicos ou privados”.

 

A restante programação desta quinta-feira na BTL 2024 – Bolsa de Turismo de Lisboa, ficou marcada pelas ativações dos municípios de São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Mangualde e Aguiar da Beira, integrando sempre os produtos icónicos da região, em particular a Gastronomia e Vinhos.

 

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está preparada para surpreender os visitantes da BTL 2024 – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre de até a 3 de março, num exemplar stand próprio que, pelo terceiro ano consecutivo, agrega aos 14 municípios da região. A proposta do espaço, tecnologicamente inovador, destaca-se por uma abordagem única que dá a conhecer as diversas experiências sensoriais disponíveis. O foco estratégico deste ano recai sobre o turismo de experiências, abrangendo desde a gastronomia, o enoturismo e as experiências de bem-estar, até ao turismo de natureza e ao turismo ativo e desportivo.

 

Visitantes ganham experiências

Durante os cinco dias de feira, os visitantes do stand de Viseu Dão Lafões vão poder participar em jogos e passatempos, que têm como prémio fantásticas experiências sensoriais na região. Desta forma, os vencedores terão a possibilidade de usufruir do melhor do território, seja em experiências de restauração, alojamento, saúde e bem-estar ou espetáculos. No total, serão oferecidas, pelos municípios, mais de 300 experiências aos vencedores.

 

Programa diversificado   

O terceiro dia de Viseu Dão Lafões na BTL, sexta-feira, será dedicado à continuação das apresentações – acompanhadas de degustações – dos municípios de Nelas, Oliveira de Frades, Castro Daire, São Pedro do Sul e Vila Nova de Paiva. Penalva do Castelo, Tondela, Sátão e Carregal do Sal são os destaques do quarto dia, sábado.

 

A participação de Viseu Dão Lafões na BTL termina, no quinto e último dia, com um programa integralmente dedicado às confrarias gastronómicas do território, as quais darão a provar ao público as especialidades culinárias que fazem desta região uma referência gastronómica.

 

A agenda de programação completa da presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2023 estará disponível no site oficial do evento, em www.btl.fil.pt, no site Visit Viseu Dão Lafões, em www.visitviseudaolafoes.pt, e nas páginas de Facebook e Instagram da CIM. 

 

A participação em tempo real poderá, também, ser acompanhada nas redes sociais.

 

 

 

 

 

 

 

Partilhar:

.