Mobilidade e Transportes
A tendência verificada nas últimas décadas no âmbito da mobilidade e dos transportes é de constante expansão, associada a mudanças significativas nas suas características funcionais.
Os perímetros urbanos foram alastrando, absorvendo as áreas periféricas, nas quais se começaram a instalar grande parte das atividades económicas, acompanhadas pela emigração do setor habitacional para zonas adjacentes aos já congestionados centros urbanos.
Por outro lado, é cada vez maior a dependência das sociedades contemporâneas nos sistemas de transportes, em especial nos veículos individuais, exigindo cada vez mais mobilidade.
Não obstante, e numa ótica do conceito de desenvolvimento sustentável, é impreterível que o crescimento da mobilidade dos cidadãos decorra de uma forma ordenada e sustentável tanto numa perspetiva económica, como social e ambiental.
Com a entrada em vigor da Lei n.º 52/2015, de 9 de junho, que aprovou o Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros, a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões assumiu as funções de Autoridade de Transportes competente quanto aos serviços públicos de transporte de passageiros das linhas intermunicipais, bem como de outras que venham a ser objeto de contratos interadministrativos.
Saiba mais sobre o nosso papel na gestão e governança dos serviços públicos de transporte de passageiros.