Serviço de transporte a pedido “IR e VIR” já ultrapassou os 10 mil passageiros


  • Em menos de um ano de operação, a segunda fase do serviço revolucionou o paradigma da mobilidade em Viseu Dão Lafões. Sexta-feira, dia 07 de julho, foram batidos os recordes de utilização.

 

A segunda fase do serviço de transporte a pedido “IR e VIR”, um projeto da Comunidade (CIM) Intermunicipal Viseu Dão Lafões, já ultrapassou o marco de 10 mil passageiros, o que aconteceu em menos de um ano. Entre os dias mais movimentados, destaca-se a passada sexta-feira, dia 07 de julho, que registou um recorde de 144 passageiros transportados numa operação que envolveu 38 taxistas. Comprova-se, assim, que este serviço está a contribuir decisivamente para mudar o paradigma da mobilidade na região.

 

Recorde-se que o serviço de transporte flexível, a pedido, “IR e VIR” possibilita aos habitantes da região Viseu Dão Lafões deslocarem-se de táxi, de forma cómoda, rápida e pelo preço de um simples bilhete de autocarro, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros.

 

Entre 18 de julho de 2022 e 7 de julho de 2023, São Pedro do Sul foi o município em que mais pessoas usaram o serviço, num total de 2.612 passageiros. Seguem-se de Oliveira de Frades, com 2.239, e Castro Daire, com 1.907 passageiros. Neste período, foram envolvidos 74 taxistas. Os meses de junho e abril de 2023 foram os que receberam mais passageiros, com 989 e 862, respetivamente, prevendo-se que o corrente mês de julho ultrapasse estes valores.

 

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, enaltece a melhoria profunda que o serviço “IR e VIR” introduziu na vida das populações. “A CIM tem vindo a trabalhar diversas questões relacionadas com a coesão social e territorial. Neste âmbito, o ‘IR e VIR’ ao aproximar os municípios da região e ao facilitar a deslocação dos cidadãos dentro do seu território, veio dar resposta, de forma clara, a um dos principais problemas sentidos por parte da nossa população, em particular a mais idosa e mais vulnerável, o isolamento. Este é um serviço público de qualidade que prestamos à população que nos deixa particularmente satisfeitos, na medida em que comprova que a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões é muito maior do que a soma dos seus concelhos, sublinha Nuno Martinho.

 

“Mais de dez mil pessoas da região já viram a sua vida ser facilitada, em menos de um ano da segunda fase desta iniciativa. Antes de lançarmos este serviço, muitos dos moradores da região estavam dependentes de transporte próprio, ou de familiares e amigos, para se deslocarem dentro do território. Irem de uma aldeia para a sede do concelho revelava-se, por vezes, um obstáculo intransponível, em especial para a população sénior. Agora, já o podem fazer de forma simples, confortável e bastante económica. Por tudo isto, o ‘IR e VIR’ foi uma aposta ganha por Viseu Dão Lafões”, acrescenta o Secretário Executivo da CIM.

 

 

Como funciona o serviço “IR e VIR”? 

 

O serviço “IR e VIR” está disponível todos os dias da semana, exceto sábados, domingos e feriados, em quatro horários: dois de ida e dois de volta.

 

O serviço é realizado por táxis, devidamente identificados por um dístico próprio. O preço do transporte (pago ao taxista no início da viagem) é igual àquele que o utente pagaria num autocarro para percorrer a mesma distância.

 

Com paragens e horários definidos, a grande diferença para o transporte público regular é que no sistema “IR e VIR” é o utente que aciona o serviço, bastando realizar uma chamada telefónica gratuita para a central de reservas. Deste modo, os táxis só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado. No dia e hora marcada, o utente só precisa de se dirigir ao ponto de paragem, identificado com o nome do serviço de transporte flexível “IR e VIR“, e aguardar pelo táxi.

 

É possível ativar o “IR e VIR” em qualquer dia útil, mediante reserva efetuada até às 12h00 (meio-dia) do dia útil anterior à viagem, através do número gratuito 800 10 20 30. O centro de atendimento garante a reserva da viagem e esclarece qualquer dúvida. Toda a informação relativa ao serviço está disponível neste mesmo número, todos os dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

 

A primeira fase do “IR e VIR” foi lançada a 1 de outubro de 2021, com o “Serviço Municipal”, que ligou às sedes dos concelhos as localidades sem acesso a transporte público, ou que apenas tinham esse transporte em alguns horários. A segunda fase, mais completa, arrancou a 18 de julho de 2022, com duas novas modalidades de transporte: o “Serviço Intermunicipal”, que liga entre si as sedes dos municípios onde não existam outras ligações públicas; e o “Serviço de Comboio”, que liga todas as localidades às estações e apeadeiros da linha da Beira Alta. Os serviços “Municipal” e “Intermunicipal” passaram a estar disponíveis em todos os concelhos da CIM, à exceção de Viseu, enquanto o Serviço de Comboio está disponível em todos os municípios, garantindo a cobertura de transporte público de passageiros por via ferroviária em 850 localidades do território.

 

 

 

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