Viseu Dão Lafões termina BTL 2025 apontando a mais um ano de grande expetativa para o destino “Onde Apetece Estar”


A maior feira de turismo do país, a BTL 2025, terminou este domingo em Lisboa a consagrar, mais uma vez, a qualidade e dinâmica da oferta do destino turístico Viseu Dão Lafões. A aposta em mais uma presença integrada dos municípios no certame, num stand e ativação que fizeram justiça aos números históricos de hóspedes e dormidas registados no território em 2024, bem como às celebrações do 18º aniversário da comunidade intermunicipal, resultou numa adesão do público “extraordinária, apontando a mais um ano de grande expetativa no destino ‘onde apetece estar’”.

“O balanço da BTL 2025 é mais uma vez muito positivo e só podemos estar otimistas e com grande expetativa relativamente ao desempenho turístico na nossa região este ano também. Temos vindo a registar números históricos, sabemos que o facto de termos vindo a crescer bem acima da média nacional é uma tendência que prova a dinâmica da nossa oferta, mas também temos plena consciência que isso é sinal para fazermos cada vez mais, fazer cada vez melhor, no sentido de continuarmos a assegurar a qualidade e diferenciação daquilo que nos define”, afirmou Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões. “No que compete à CIM e aos municípios, estou seguro de que vamos prosseguir os nossos esforços no sentido de colocar todos os recursos possíveis ao serviço do destino e dos seus agentes, por forma a podermos continuar a impulsionar as economias locais”.

 

As grandes novidades

Em plena BTL 2025, a CIM Viseu Dão Lafões apresentou precisamente um novo vídeo promocional da região, subordinado ao imaginário “Onde Apetece Estar”, evidenciando o destino enquanto palco de experiências genuínas e cativadoras. O vídeo, estreado perante os municípios, os parceiros do território, os jornalistas e bloggers do setor do turismo e viagens, num inédito evento de ativação paralelo à BTL, que decorreu na Torre Vasco da Gama, surgiu como um criativo exercício em torno da experiência, do conforto e do envolvimento com o território, que é “o coração de Portugal”. E enquadrou de forma muito simbólica não apenas a celebração dos números históricos da região, mas também a celebração do 18º aniversário da comunidade intermunicipal.

Grande novidade na BTL foi, ao mesmo tempo, a integração dos agentes económicos da região no Stand CIM Viseu Dão Lafões, potenciando oportunidade negócio, networking e comunicação da oferta diversa do território.  O Stand Viseu Dão Lafões, presente no Pavilhão 2 da Feira Internacional de Lisboa, foi construído com seis estações de promoção, ocupadas sucessivamente por diferentes agentes e empresas, com cerca de duas dezenas de operadores turísticos a recorrerem ao espaço próprio para apresentar e comercializar diretamente os seus produtos e serviços, tanto aos profissionais do setor como, depois, ao público.

 

O desempenho histórico

A presença da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na BTL 2025 foi sempre enquadrada a par do desempenho histórico alcançado em 2024: região do País que mais cresceu no número de hóspedes (14,2%); e um crescimento de 10,8% nas dormidas, superando largamente a média do País em ambos os indicadores. Este foi o mote comum às muitas intervenções dos protagonistas locais e nacionais que se associaram à ativação do território. Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Jorge Sampaio, representante da Turismo Centro de Portugal e da Agência de Promoção Externa, Isabel Damasceno, da CCDR Centro, ou mesmo a Ministra da Cultura Dalila Rodrigues, por exemplo, deram os parabéns aos municípios, aos parceiros e a toda a região, pelo trabalho integrado, desenvolvido em torno do interesse comum.  Destaque, ainda, para a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, em diversos momentos, dando nota do bom momento que a região atravessa no que concerne à sua afirmação enquanto destino turístico de eleição.

 

Uma Experiência Imersiva para os Visitantes

O stand de Viseu Dão Lafões, localizado no Pavilhão 2 da BTL 2025, foi desenhado com o objetivo de proporcionar uma experiência única aos visitantes, explorando cinco eixos de ativação principais: Natureza e Turismo Ativo; Património Histórico e Cultural; Saúde e Bem-Estar; Gastronomia e Vinhos; Cultura e Eventos.

Os principais operadores turísticos de Viseu Dão Lafões, nesta edição, tiveram acesso um espaço para negócios. E sob o mote “Viseu Dão Lafões, Apaixone-se”, a participação da região na BTL 2025 apresentou programação diversificada, experiências imersivas e um espaço inovador, concebido para destacar os principais ativos dos 14 municípios.

 

Partilhar:

.