Ecopista do Dão
Viajar pela região Viseu Dão Lafões é entrar na Linha do Dão, antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, desativada em 1988, transformada em 2011 na Ecopista do Dão, a maior em Portugal e uma das mais bonitas.
Para além de preservar o seu ambiente natural, está envolvida pelas serras da Estrela e do Caramulo e pelos rios Dão e Mondego. Ao longo dos quase 50km de extensão é fácil caminhar ou passear de bicicleta. É um percurso linear onde se desvenda um território natural com muitas vinhas e comunidades agrícolas. A Ecopista, teve na sua origem a Linha de caminho-de-ferro do Dão, pelo que nela se destaca igualmente a espetacularidade do património ferroviário.
Pelo caminho pode-se encontrar uma locomotiva a vapor, estações e pontes de arquitetura moderna.
Um passeio pela Ecopista do Dão é também um passeio pela história medieval com a descoberta de pelourinhos, solares e igrejas medievais.
A Ecopista do Dão faz parte da Rede Nacional de Ecopistas, tem estruturas de apoio e está pavimentada e sinalizada em todo o percurso.
É um projeto que se encontra em perfeita articulação com o Turismo do Centro que possibilita a comunicação na divulgação da oferta dos produtos turísticos relacionados com: Turismo de Natureza; Turismo de Saúde e bem-estar; Circuitos culturais e religiosos; Gastronomia e Vinhos; Turismo de Negócios.