Passear Aqui

Um roteiro de experiências

Com uma paisagem dominada pela grandeza montanhosa da serra, a região Viseu Dão Lafões é o destino de eleição para quem procura aliar a diversão ao ar livre com uma sensação de bem estar total. Deixe-se levar por montes e vales verdejantes para descobrir ribeiras secretas e conhecer o charme rural das aldeias que pontuam a paisagem.

 

Em Viseu Dão Lafões, há um mundo de paisagens diversas a desbravar que desafiam permanentemente o olhar do visitante:montanhas misteriosas e imponentes, encostas escarpadas verdejantes, rochas milenares que ditam o desenho de magníficos monumentos naturais, vales glaciares, num verdadeiro puzzle que se compõe de peças únicas, em perfeita sintonia.

 

É na região Viseu Dão Lafões que se localizam a maior parte das termas em funcionamento no nosso País, com diversas caraterísticas e indicações terapêuticas.

 

As características geológicas garantem a qualidade inequívoca das suas águas termais cuja pureza e riqueza em termos químicos e mineralógicos as torna especialmente indicadas para a
prevenção e o tratamento de doenças.

 

Mas Viseu Dão Lafões combina, também, com património. Chegar ao Adro da Sé, em Viseu, é tomar contacto com uma das mais belas praças portuguesas, basta olhar em volta para perceber porquê.

A par da magnífica catedral de Viseu, um monumental edifício cuja arquitetura conta séculos de história, também o Museu Grão Vasco, a Igreja da Misericórdia e o Passeio dos Cónegos enriquecem este lugar.

 

Viajar pela região Viseu Dão Lafões é entrar na Linha do Dão, antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, desativada em 1988, transformada em 2011 na Ecopista do Dão, a maior em Portugal e uma das mais bonitas.

 

É um projeto que se encontra em perfeita articulação com o Turismo do Centro que possibilita a comunicação na divulgação da oferta dos produtos turísticos relacionados com: Turismo de Natureza; Turismo de Saúde e bem-estar; Circuitos culturais e religiosos; Gastronomia e Vinhos; Turismo de Negócios.

 

A dimensão e configuração de toda esta região, aliadas às condições de mobilidade, proporcionam momentos de lazer onde a rota traçada é sempre diferente e mais surpreendente que a anterior! E quando a natureza abrir o apetite, o conselho é escolher uma mesa para desfrutar de uma gastronomia rica, diversificada e verdadeiramente ímpar em Portugal.

 

O mote é: Viseu Dão Lafões! Apaixone-se!