50 alunos de Viseu Dão Lafões participam durante dois dias em iniciativa dedicada à sustentabilidade


  • Bootcamp “Academia Sem Fronteiras – Cidades e Comunidades Sustentáveis” começou hoje em São Pedro do Sul, numa parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões, a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Viseu.

 

Começou hoje, dia 20 de março, em São Pedro do Sul, o Bootcamp “Academia Sem Fronteiras – Cidades e Comunidades Sustentáveis”, uma iniciativa que proporciona a 50 alunos das escolas secundárias de Viseu Dão Lafões uma experiência educativa inovadora.

 

Este projeto, que dura dois dias, resulta de um protocolo de cooperação entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, a Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

 

No decurso das atividades, os jovens alunos têm a oportunidade de conhecer melhor o território, explorar o tema da sustentabilidade e contactar com Instituições de Ensino Superior e respetivas áreas do saber.

 

Hoje, no primeiro dia, teve lugar uma sessão de boas-vindas, em que participaram Teresa SobrinhoVereadora do Município de São Pedro do SulHelena ValaVice-Presidente do IPV, Gabriela Fernandes, Pró-Reitora da UC, Rui Ladeira, membro do Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões.

 

Seguiu-se uma mesa-redonda dedicada ao tema “Sustentabilidade e os desafios da sociedade atual e do futuro” e, ainda de manhã, o workshop “Novas tecnologias aplicadas à sustentabilidade”.

 

A tarde começou com o workshop “Como viver uma vida mais sustentável”, a que se seguiu um momento de promoção de soft skills, cada vez mais importantes para desempenhos profissionais de excelência. Ao final do dia, alunos e docentes organizaram-se em grupos de trabalho de preparação para a “Assembleia Sem Fronteiras”, atividade que acontecerá amanhã.

 

O segundo dia de trabalhos, 21 de março, começará com o workshop “Cidades e Territórios do Futuro”, finalizando com a “Assembleia Sem Fronteiras” e um momento musical.

 

O Bootcamp conta com o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Projeto Living the Future Academy, e confere a todos os participantes um diploma emitido pela Universidade de Coimbra.

 

Declarações:

Teresa Sobrinho, Vereadora do Município de São Pedro do Sul, elogiou a pertinência do tema do bootcamp e deixou um alerta para todos os presentes, em especial os estudantes: “Estamos a viver uma altura crítica no nosso planeta, em que devemos repensar as nossas opções e em que consumir menos é a única solução. Vocês, que são jovens, têm de começar a pensar de que forma podem contribuir para ajudar o planeta a recuperar e podem ter uma palavra a dizer sobre o assunto: devem sugerir aos vossos municípios as ideias e soluções para os vossos territórios que surgirem neste bootcamp”.

 

Helena Vala, Vice-Presidente do IPV, destacou que os cursos superiores estão hoje mais adaptados à realidade dos mercados de trabalho. “Atualmente, o ensino superior procura desenvolver novas competências, dando formação aos estudantes para que desempenhem melhor o seu papel, não só no local de trabalho mas também na sociedade. Todos os parceiros envolvidos neste bootcamp uniram-se para poderem proporcionar esta formação de dois dias, que será marcante. Os assuntos debatidos nos workshops são fundamentais, porque vos deixarão mais preparados ao nível da literacia ambiental. Vão ser, de certeza, dois dias muito proveitosos”.

 

Gabriela Fernandes, Pró-Reitora da UC, sublinhou a importância do empreendedorismo. “O empreendedorismo desempenha um papel importante para sermos uma sociedade mais sustentável. Todos vocês podem ser agentes de mudança para as organizações onde vão trabalhar, todos podem fazer diferente e inovar, de forma a mudar o paradigma da nossa economia, para uma economia mais sustentável e mais circular. É importante que coloquem a vossa criatividade ao serviço da sustentabilidade, nos seus três pilares: ambiental, económico e social. Acredito que este evento vai contribuir para o desenvolvimento das vossas competências a este nível”.

 

Rui Ladeira, membro do Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, frisou a importância de gerir melhor os recursos e lembrou o trabalho feito pela CIM a este nível. “Com esta iniciativa, estamos a criar a oportunidade de mostrar, aos futuros gestores públicos e empresários, a importância de gerir melhor os recursos, para termos uma melhor qualidade de vida. Este bootcamp de dois dias, em que se vai aprender a gerir de forma mais eficiente os recursos, é um grande contributo que estamos a dar à região e ao país. É importante que os recursos produzidos na nossa região sejam consumidos localmente, para reduzirmos a pegada ambiental. A CIM tem feito um trabalho muito positivo a este nível, ao valorizar a agricultura biológica e o consumo de produtos locais nas nossas cantinas e IPSS”.

 

Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, iniciativas como este bootcamp ilustram o empenho da CIM na educação e formação: “É com muito entusiasmo que vemos este grupo de jovens a aprofundar o seu conhecimento sobre sustentabilidade, ao mesmo tempo que exploram o território. Esta iniciativa reflete o empenho que a CIM coloca nos seus projetos relacionados com a educação. Queremos dar a oportunidade aos nossos alunos de terem experiências capazes de os enriquecer, tanto a nível académico como pessoal, e que eles transfiram estas novas aprendizagens e literacias para as suas famílias, para os seus empregos, para o seu dia a dia, transformando-se em cidadãos mais esclarecidos“.

 

 

Partilhar:

.