A Educação e a Qualificação são das principais alavancas para a construção de sociedades mais justas, dinâmicas e preparadas para os desafios do futuro.
A Região encontra-se empenhada em proporcionar uma oferta diversificada e de qualidade para todos os seus cidadãos, adequada aos seus percursos de vida. Acreditamos que a Educação e a Qualificação são o grande pilar de qualquer individuo, da sociedade e, consequentemente, de um território. A aposta na valorização do papel da escola e da comunidade educativa promove o desenvolvimento da competitividade de Viseu Dão Lafões no contexto regional, nacional e internacional.
Por esta razão, a Comunidade Intermunicipal tem vindo a criar estratégias diversas para promover e estimular diversos contextos educativos na nossa Região.
Uma das ferramentas de maior sucesso na Educação e Qualificação é o envolvimento de diversos atores estratégicos que, em conjunto, partilham conhecimentos, procedimentos e metodologias de intervenção, unindo-se em prol da criação de respostas capazes e dinâmicas, que visam a promoção do Sucesso Educativo na Região e a qualificação contínua (ao longo da vida).
População Estudante
A CIM Viseu Dão Lafões tem desenvolvido, em conjunto com parceiros estratégicos,, diversos projetos de capacitação e de promoção da qualidade da educação e da qualificação da região, fomentando práticas educativas inovadoras que transformem as vivências da região num sinónimo de experiências pessoais e profissionais fundamentadas na igualdade de oportunidades, nomeadamente no direito à educação e no acesso à informação.
Pela dimensão e abrangência intermunicipal, destacam-se os seguintes projetos.
Projetos Educação
Em cada um dos 14 municípios do território Viseu Dão Lafões existem infraestruturas, recursos e iniciativas com relevância pedagógica mas que muitas das escolas do território desconhecem.
O projeto Descobrir e aprender em Viseu Dão Lafões permite a identificação de locais e espaços relevantes que possam ser visitados pelas escolas de toda a região, estando os mesmos organizados por áreas de conhecimento e níveis de ensino. Para cada um dos locais serão propostas atividades pedagógicas, bem como sugestões de como estas poderão ser articuladas e integradas nos currículos dos diferentes anos letivos, do 1º ciclo ao ensino secundário e profissional.
Com este projeto pretende-se que toda a comunidade educativa possa conhecer melhor o território de Viseu Dão Lafões e aprender com o mesmo, através de processos de educação formal e não formal.
A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões tem como objetivo fulcral contribuir para a melhoria do Sucesso Educativo na Região.
A criação de ambientes pedagogicamente inovadores, motivadores e capazes de criar valor acrescentado no processo ensino aprendizagem é, indubitavelmente, um dos nossos propósitos.
Assim, nasceu o “Laboratório Móvel das Ciência: Descobre e Explora em Viseu Dão Lafões”!
A criação do laboratório móvel assenta numa dinâmica de exploração de novas metodologias de ensino aprendizagem, focadas no aluno, onde as crianças, desde o início da escolaridade, vivenciam ambientes potenciadores do desenvolvimento, de conhecimento e competências, por exemplo, nas áreas da robótica, do mundo digital, da criatividade e inovação, da colaboração e da resolução de problemas através do estímulo do pensamento crítico, entre outras.
Os nossos alunos terão ao seu dispor um ambiente pedagógico, rico e diferente do seu contexto normal de aprendizagem, com material e conteúdo estimulante e enriquecedor, que permitirá partir à descoberta do conhecimento.
Acreditamos que este contacto com as áreas, por exemplo, da robótica e das ciências experimentais, potência o gosto destes alunos pelo conhecimento e pela descoberta, o que por sua vez, poderá estimular o aumento do envolvimento do discente com a escola e o gosto pela aprendizagem e pela educação, o que conduzirá ao Sucesso Educativo.
Indo ao encontro destas necessidades, o “Laboratório Móvel das Ciência: Descobre e Explora em Viseu Dão Lafões” irá visitar os 3.º e 4.º anos de escolaridade do 1.º CEB, de todos os Agrupamentos de Escolas dos municípios integrantes desta Comunidade Intermunicipal, ficando em permanente itinerância pelo território Viseu Dão Lafões, até ao final deste ano.
“A informação sobre a Escola é da Escola e para a Escola!”
A convite da OCDE, esta Comunidade intermunicipal integra, uma vez mais, um projeto piloto no âmbito da Educação – PISA for SCHOOLS.
PISA para as Escolas ou PISA for Schools, é um projeto de capacitação das escolas, que procura a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos e do seu bem-estar, através da capacitação dos professores, líderes escolares e coordenadores regionais ou nacionais.
Este projeto suporta-se num benchmarking internacional baseado numa escala comum fornecida pelo Programa PISA da OCDE.
Com este projeto vão ser medidas algumas competências dos alunos do nosso território, para que, posteriormente, possamos refletir sobre os resultados e consolidar ou redefinir metodologias do processo ensino/aprendizagem.
Trabalharemos não para construir rankings, mas para obter resultados ao nível de cada uma das escolas, que permitam promover, dinamizar e conduzir a análise, reflexão, discussão e debate dentro das mesmas, com o objetivo da melhoria do desempenho nos resultados de aprendizagem e bem-estar dos alunos.
Projeto Wanted – Escolas Empreendedoras Viseu Dão Lafões
Procuramos desenvolver competências, transformar professores em líderes de amanhã, os alunos em heróis do século XXI e construir as escolas do futuro!
Procuramos professores e alunos com talento, agentes de mudança, os quais vêm no Wanted uma ferramenta para começar a concretizar o sonho de dar palco às ideias!
As alterações climáticas são um dos grandes temas e preocupações da atualidade, estando versadas nas aprendizagens essenciais de vários níveis de ensino e de diferentes áreas disciplinares. Constitui assim um tema de grande relevância e de natureza transdisciplinar e interdisciplinar, que pretende promover conhecimento e dinamismo de intervenção com vista ao Sucesso Educativo.
Neste sentido, “O Futuro é Amanhã” é um projeto educativo sobre alterações climáticas que irá sensibilizar a comunidade educativa para esta problemática e contribuir para a promoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis. Pretende-se o acompanhamento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal, nomeadamente através do Plano Intermunicipal de adaptação às Alterações Climáticas.
OBJETIVOS
- Consolidar e divulgar os resultados do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas;
- Mobilizar a comunidade escolar para o processo adaptativo e para o tema da adaptação às alterações climáticas;
- Motivar os professores e os alunos a participarem ativamente no processo de reflexão, debate e divulgação da temática, de modo a que possam adotar atitudes e comportamentos no quotidiano que atenuem os impactos das alterações climáticas.
A oferta de cursos profissionais na região de Viseu Dão Lafões é muito variada e uma grande mais valia para o futuro dos jovens.
Nos 14 concelhos da CIM Viseu Dão Lafões existem 25 escolas que ministram cursos profissionais de nível IV, podendo resultar na melhor opção para os alunos demonstrarem o seu talento e adquirirem conhecimentos especializados numa determinada área profissional.
Para além disso, estes cursos estão alinhados com as oportunidades de emprego existentes no território em diferentes setores.
Neste guia podem conhecer-se todos os cursos, as competências que permitem desenvolver e as profissões a que dão acesso.
- Descobre e Aprende Viseu Dão Lafões
-
Em cada um dos 14 municípios do território Viseu Dão Lafões existem infraestruturas, recursos e iniciativas com relevância pedagógica mas que muitas das escolas do território desconhecem.
O projeto Descobrir e aprender em Viseu Dão Lafões permite a identificação de locais e espaços relevantes que possam ser visitados pelas escolas de toda a região, estando os mesmos organizados por áreas de conhecimento e níveis de ensino. Para cada um dos locais serão propostas atividades pedagógicas, bem como sugestões de como estas poderão ser articuladas e integradas nos currículos dos diferentes anos letivos, do 1º ciclo ao ensino secundário e profissional.
Com este projeto pretende-se que toda a comunidade educativa possa conhecer melhor o território de Viseu Dão Lafões e aprender com o mesmo, através de processos de educação formal e não formal.
- Descobre e Explora em Viseu Dão Lafões: Laboratório Móvel das Ciências
-
A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões tem como objetivo fulcral contribuir para a melhoria do Sucesso Educativo na Região.
A criação de ambientes pedagogicamente inovadores, motivadores e capazes de criar valor acrescentado no processo ensino aprendizagem é, indubitavelmente, um dos nossos propósitos.
Assim, nasceu o “Laboratório Móvel das Ciência: Descobre e Explora em Viseu Dão Lafões”!
A criação do laboratório móvel assenta numa dinâmica de exploração de novas metodologias de ensino aprendizagem, focadas no aluno, onde as crianças, desde o início da escolaridade, vivenciam ambientes potenciadores do desenvolvimento, de conhecimento e competências, por exemplo, nas áreas da robótica, do mundo digital, da criatividade e inovação, da colaboração e da resolução de problemas através do estímulo do pensamento crítico, entre outras.
Os nossos alunos terão ao seu dispor um ambiente pedagógico, rico e diferente do seu contexto normal de aprendizagem, com material e conteúdo estimulante e enriquecedor, que permitirá partir à descoberta do conhecimento.
Acreditamos que este contacto com as áreas, por exemplo, da robótica e das ciências experimentais, potência o gosto destes alunos pelo conhecimento e pela descoberta, o que por sua vez, poderá estimular o aumento do envolvimento do discente com a escola e o gosto pela aprendizagem e pela educação, o que conduzirá ao Sucesso Educativo.
Indo ao encontro destas necessidades, o “Laboratório Móvel das Ciência: Descobre e Explora em Viseu Dão Lafões” irá visitar os 3.º e 4.º anos de escolaridade do 1.º CEB, de todos os Agrupamentos de Escolas dos municípios integrantes desta Comunidade Intermunicipal, ficando em permanente itinerância pelo território Viseu Dão Lafões, até ao final deste ano.
- “Pisa for Schools”
-
“A informação sobre a Escola é da Escola e para a Escola!”
A convite da OCDE, esta Comunidade intermunicipal integra, uma vez mais, um projeto piloto no âmbito da Educação – PISA for SCHOOLS.
PISA para as Escolas ou PISA for Schools, é um projeto de capacitação das escolas, que procura a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos e do seu bem-estar, através da capacitação dos professores, líderes escolares e coordenadores regionais ou nacionais.
Este projeto suporta-se num benchmarking internacional baseado numa escala comum fornecida pelo Programa PISA da OCDE.
Com este projeto vão ser medidas algumas competências dos alunos do nosso território, para que, posteriormente, possamos refletir sobre os resultados e consolidar ou redefinir metodologias do processo ensino/aprendizagem.
Trabalharemos não para construir rankings, mas para obter resultados ao nível de cada uma das escolas, que permitam promover, dinamizar e conduzir a análise, reflexão, discussão e debate dentro das mesmas, com o objetivo da melhoria do desempenho nos resultados de aprendizagem e bem-estar dos alunos.
- Wanted! – Escolas Empreendedoras
-
Projeto Wanted – Escolas Empreendedoras Viseu Dão Lafões
Procuramos desenvolver competências, transformar professores em líderes de amanhã, os alunos em heróis do século XXI e construir as escolas do futuro!
Procuramos professores e alunos com talento, agentes de mudança, os quais vêm no Wanted uma ferramenta para começar a concretizar o sonho de dar palco às ideias! - “O Futuro é Amanhã!” – Adaptação às Alterações Climáticas
-
As alterações climáticas são um dos grandes temas e preocupações da atualidade, estando versadas nas aprendizagens essenciais de vários níveis de ensino e de diferentes áreas disciplinares. Constitui assim um tema de grande relevância e de natureza transdisciplinar e interdisciplinar, que pretende promover conhecimento e dinamismo de intervenção com vista ao Sucesso Educativo.
Neste sentido, “O Futuro é Amanhã” é um projeto educativo sobre alterações climáticas que irá sensibilizar a comunidade educativa para esta problemática e contribuir para a promoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis. Pretende-se o acompanhamento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal, nomeadamente através do Plano Intermunicipal de adaptação às Alterações Climáticas.
OBJETIVOS
- Consolidar e divulgar os resultados do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas;
- Mobilizar a comunidade escolar para o processo adaptativo e para o tema da adaptação às alterações climáticas;
- Motivar os professores e os alunos a participarem ativamente no processo de reflexão, debate e divulgação da temática, de modo a que possam adotar atitudes e comportamentos no quotidiano que atenuem os impactos das alterações climáticas.
- Valorização do Ensino Profissional
-
A oferta de cursos profissionais na região de Viseu Dão Lafões é muito variada e uma grande mais valia para o futuro dos jovens.
Nos 14 concelhos da CIM Viseu Dão Lafões existem 25 escolas que ministram cursos profissionais de nível IV, podendo resultar na melhor opção para os alunos demonstrarem o seu talento e adquirirem conhecimentos especializados numa determinada área profissional.
Para além disso, estes cursos estão alinhados com as oportunidades de emprego existentes no território em diferentes setores.
Neste guia podem conhecer-se todos os cursos, as competências que permitem desenvolver e as profissões a que dão acesso.
Projetos Qualificação
No âmbito da Plataforma de Cooperação Institucional foi criada a Rede da Qualificação e Mercado de Trabalho.
Esta rede de trabalho é desenvolvida em parceria com atores chave da região, no âmbito da qualificação, formação profissional e empregabilidade, nomeadamente, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), Associações Empresariais, Centros de Formação de Professores, Associações de Desenvolvimento Local, Instituições de Ensino Superior, Centros Qualifica e Outras Entidade de Educação-Formação;
Neste âmbito de atuação, desde 2015 que a CIM Viseu Dão Lafões desenvolve o Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificação (SANQ), fazendo um levantamento das necessidades de qualificação intermédias, ou seja, técnicos intermédios, que se foca na formação inicial de dupla certificação de jovens, apresentando anualmente uma rede concertada de cursos profissionais para a região.
Esta experiência permitiu perceber o claro benefício entre o ajuste da oferta de formação/qualificação existente na região e as necessidades reais de qualificações por parte dos empregadores, uma vez que, pessoas qualificadas potenciam o desenvolvimento das entidades / empresas, através da existência de mão-de-obra qualificada o que, consequentemente, potencia a fixação de empregadores na região.
Um a vez que a CIM Viseu Dão Lafões, já desenvolve este trabalho com os jovens em idade escolar, o foco de intervenção do inquérito em apreço, incide sobre a formação contínua de ativos, adultos e jovens, por forma a obter e reforçar o conhecimento sobre as necessidades de competências e de formação para o tecido empregador da região, e construir um instrumento que permita reunir, sistematizar e divulgar informação sobre essas necessidades, no sentido de orientar estrategicamente as intervenções no território em matéria de oferta formativa e de criação e desenvolvimento de oportunidades de qualificação dos ativos, empregados e desempregados, adultos e jovens.
Brevemente apresentaremos os principais resultados do Inquérito!
Este projeto centra-se na capacitação e na promoção do trabalho em rede dos técnicos especializados (mediadores/ equipas multidisciplinares) que, em cada município, apoiam e suportam as intervenções em prol do sucesso educativo nas dimensões relação escola-família-comunidade, trabalho em sala de aula, diferenciação/ inovação pedagógica e ambientes de aprendizagem, prevenção e intervenção precoce, valorização dos percursos educativos e formativos e promoção de aprendizagens não formais e informais.
Pretende-se capacitar esta rede de mediadores, nomeadamente no que respeita às competências transversais na abordagem ao insucesso e abandono escolar, à identificação e prevenção do risco e atuação precoce, à comunicação e trabalho em equipa, à promoção da inovação pedagógica, à utilização de técnicas e ferramentas específicas de mediação com reconhecidos resultados e, entre outros, ao conhecimento do território Viseu Dão Lafões, do sistema de atores e suas dinâmicas. Visa ainda a promoção do trabalho em rede, promovendo e acompanhando comunidades de práticas organizadas nos territórios e garantindo, através da Rede da Educação, o contributo das equipas para os resultados e governação do Plano de Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões.
OBJETIVOS
- Conceber e implementar um programa estruturado de capacitação do conjunto de técnicos, de valências disciplinares e profissionais diversas, que integram as equipas multidisciplinares que apoiam o desenvolvimento do Projeto “Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões”, em todos os concelhos.
- Estimular a atuação inovadora e diferenciada das equipas multidisciplinares, garantindo a articulação com o sistema de atores, a contextualização das intervenções e o contributo para a valorização dos recursos do território;
- Promover a aproximação das equipas multidisciplinares ao conhecimento e à inovação nos domínios da educação, das práticas pedagógicas, da abordagem integrada às situações-problema, da prevenção do insucesso escolar e do aumento da qualidade do sucesso;
- Fomentar o trabalho em rede, a formalização e divulgação de boas práticas de mediação escola-família-comunidade e as comunidades de práticas.
- Inquérito de identificação de Necessidades de Competências e de Formação na Região Viseu Dão Lafões
-
No âmbito da Plataforma de Cooperação Institucional foi criada a Rede da Qualificação e Mercado de Trabalho.
Esta rede de trabalho é desenvolvida em parceria com atores chave da região, no âmbito da qualificação, formação profissional e empregabilidade, nomeadamente, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), Associações Empresariais, Centros de Formação de Professores, Associações de Desenvolvimento Local, Instituições de Ensino Superior, Centros Qualifica e Outras Entidade de Educação-Formação;
Neste âmbito de atuação, desde 2015 que a CIM Viseu Dão Lafões desenvolve o Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificação (SANQ), fazendo um levantamento das necessidades de qualificação intermédias, ou seja, técnicos intermédios, que se foca na formação inicial de dupla certificação de jovens, apresentando anualmente uma rede concertada de cursos profissionais para a região.
Esta experiência permitiu perceber o claro benefício entre o ajuste da oferta de formação/qualificação existente na região e as necessidades reais de qualificações por parte dos empregadores, uma vez que, pessoas qualificadas potenciam o desenvolvimento das entidades / empresas, através da existência de mão-de-obra qualificada o que, consequentemente, potencia a fixação de empregadores na região.
Um a vez que a CIM Viseu Dão Lafões, já desenvolve este trabalho com os jovens em idade escolar, o foco de intervenção do inquérito em apreço, incide sobre a formação contínua de ativos, adultos e jovens, por forma a obter e reforçar o conhecimento sobre as necessidades de competências e de formação para o tecido empregador da região, e construir um instrumento que permita reunir, sistematizar e divulgar informação sobre essas necessidades, no sentido de orientar estrategicamente as intervenções no território em matéria de oferta formativa e de criação e desenvolvimento de oportunidades de qualificação dos ativos, empregados e desempregados, adultos e jovens.
Brevemente apresentaremos os principais resultados do Inquérito!
- Capacitação da Rede de Mediadores
-
Este projeto centra-se na capacitação e na promoção do trabalho em rede dos técnicos especializados (mediadores/ equipas multidisciplinares) que, em cada município, apoiam e suportam as intervenções em prol do sucesso educativo nas dimensões relação escola-família-comunidade, trabalho em sala de aula, diferenciação/ inovação pedagógica e ambientes de aprendizagem, prevenção e intervenção precoce, valorização dos percursos educativos e formativos e promoção de aprendizagens não formais e informais.
Pretende-se capacitar esta rede de mediadores, nomeadamente no que respeita às competências transversais na abordagem ao insucesso e abandono escolar, à identificação e prevenção do risco e atuação precoce, à comunicação e trabalho em equipa, à promoção da inovação pedagógica, à utilização de técnicas e ferramentas específicas de mediação com reconhecidos resultados e, entre outros, ao conhecimento do território Viseu Dão Lafões, do sistema de atores e suas dinâmicas. Visa ainda a promoção do trabalho em rede, promovendo e acompanhando comunidades de práticas organizadas nos territórios e garantindo, através da Rede da Educação, o contributo das equipas para os resultados e governação do Plano de Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões.
OBJETIVOS
- Conceber e implementar um programa estruturado de capacitação do conjunto de técnicos, de valências disciplinares e profissionais diversas, que integram as equipas multidisciplinares que apoiam o desenvolvimento do Projeto “Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões”, em todos os concelhos.
- Estimular a atuação inovadora e diferenciada das equipas multidisciplinares, garantindo a articulação com o sistema de atores, a contextualização das intervenções e o contributo para a valorização dos recursos do território;
- Promover a aproximação das equipas multidisciplinares ao conhecimento e à inovação nos domínios da educação, das práticas pedagógicas, da abordagem integrada às situações-problema, da prevenção do insucesso escolar e do aumento da qualidade do sucesso;
- Fomentar o trabalho em rede, a formalização e divulgação de boas práticas de mediação escola-família-comunidade e as comunidades de práticas.