CIM Viseu Dão Lafões apresenta Projeto Life Nieblas


 

Hoje, dia 14 de março, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu a apresentação pública do projeto “Life Nieblas – Reflorestação e mitigação das alterações climáticas: testes, avaliação e transferência de métodos de inovação baseados na recolha de nevoeiro”.

 

Esta sessão, que decorreu no Museu Soares de Albergaria, na Vila de Carregal do Sal, para além do Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Paulo Catalino, do Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, e ainda da Vice-Presidente do Cabildo de Gran Canária e Conselheira do Meio Ambiente, María Inés Jiménez Martín.

 

O projeto LIFE NIEBLAS destaca-se por ter como elemento caracterizador o recurso a protótipos de coletores de neblina. Esta tecnologia inovadora, permite a recolha de água e seu posterior aproveitamento para recuperação de áreas florestais, facilitando, dessa forma, o crescimento sustentado do coberto vegetal.

 

No âmbito deste projeto internacional, a CIM Viseu Dão Lafões irá efetuar a reflorestação, com espécies autóctones, de algumas zonas do seu território afetadas por incêndios, utilizando a água recolhida pelos referidos coletores, para a rega, permitindo a recuperação sustentável das florestas, reforçando, dessa forma, a resiliência dos ecossistemas de Viseu Dão Lafões.

 

Este projeto, não apenas desenvolverá novas tecnologias sustentáveis, mas também contribuirá para a mitigação das alterações climáticas, reduzindo o risco de incêndios florestais, a desertificação e a perda de biodiversidade.

 

No âmbito da apresentação foi, ainda, realizada uma visita técnica aos locais a reflorestar, localizados nos concelhos de Carregal do Sal e Vouzela.

 

O projeto LIFE NIEBLAS, num total de oito parceiros, além da CIM Viseu Dão Lafões, reúne os esforços da Empresa Pública Gesplan; Cabildo de Gran Canária; Instituto Canario de Investigaciones Agrarias (ICIA); Instituto Tecnológico de Canarias; Universidad de La Laguna; Heredad de Aguas de Arucas y Firgas; Centro de Investigación Ecológica y Aplicaciones Forestales de Cataluña.

 

Com uma dotação orçamental global de aproximadamente 2.18 milhões de euros, este projeto é financiado pelo Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE).

 

Partilhar:

.