CIM Viseu Dão Lafões atribui prémios no valor de 35.000 euros a produtores que apostam na valorização do leite e dos queijos com DOP


O Dia Mundial do Queijo, comemorado no passado dia 20 de janeiro, foi assinalado pela atribuição dos prémios Vale Pastor+ que, no caso da Região Viseu Dão Lafões, perfazem um valor total de 35.000 euros, a 14 produtores de leite da Região DOP Serra da Estrela, pertencentes aos Municípios de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo. Estes prémios surgem no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, financiado pelo Programa Operacional Regional CENTRO 2020.

 

O Vale Pastor+ é um incentivo no valor de 2.500 euros atribuído a produtores de leite fornecedores de queijarias que fabricam queijo com DOP e que apresentaram a concurso o leite de melhor qualidade.

 

A atribuição destes prémios, visa fomentar, capacitar e desenvolver a atividade agropastorícia, como parte integrante do processo de melhoria da qualidade na produção de leite destinado ao fabrico de queijo com denominação de origem protegida (DOP).

 

«Com este projeto aposta-se na valorização de um importante recurso endógeno da nossa região, o queijo serra da estrela, estimulando a produção e o seu consumo, enquanto meio de dinamização da economia e do desenvolvimento local, em particular dos territórios de baixa densidade», refere o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Mota Abrantes.

 

O Projeto é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Partilhar:

.