An-Gel Sudoe | Aviso e controlo do risco de geadas de primavera na agricultura e arboricultura

Código do projeto | S1/2.4/F0016

Titulo do projeto | Aviso e controlo do risco de geadas de primavera na agricultura e arboricultura

Acrónimo do projeto | An-Gel Sudoe

Prioridade do programa | Preservar o capital natural e reforçar a adaptação às alterações climáticas no SUDOE

Objetivo específico do programa | Promover a adaptação às alterações climáticas, a prevenção dos riscos de catástrofe e a resiliência, tendo em conta abordagens baseadas em ecossistemas

Duração do projeto | 36 meses

Data de início | 01/01/2024

Data de fim | 31/12/2026

Beneficiário principal | Association Climatologique de la Moyenne-Garonne et du Sud-Ouest

Parceiros | Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, chambre d’agriculture dordogne, Invenio, Institut de Recerca i Tecnologia Agroalimentàries Àrea de Producció Vegetal Programa de Fructicultura, NEIKER-Instituto Vasco de Investigación y Desarrollo Agrario, S.A. Producción Protección Vegetal, Instituto Murciano de Investigación y Desarrollo Agrario y Medioambiental, Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior Agrária, Hydrometeorological Innovative Solutions, S.L.

 

Projecto cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

 

Embora o processo de alterações climáticas e aquecimento global esteja intuitivamente associado a secas, ondas de calor e incêndios florestais, também tem efeitos muito negativos na agricultura ao alterar o ciclo de desenvolvimento natural das espécies vegetais. Invernos progressivamente mais frios favorecem a floração precoce das culturas, aumentando a vulnerabilidade das plantas às geadas primaveris. As geadas não são, portanto, mais intensas do que no passado, mas afectam as culturas em fases críticas do seu desenvolvimento, causando efeitos catastróficos, com perdas até 100% em algumas árvores de fruto e vinhas.
A maioria das produções agrícolas representativas do Sudoe não têm quaisquer meios para prevenir e combater este risco, e as que o fazem baseiam-se em sistemas muito intensivos em
energia, caros e insustentáveis.

 

Neste contexto, o projeto An-Gel Sudoe reúne as capacidades científicas e técnicas mais representativas da área do Sudoe para o desenvolvimento e teste de soluções inovadoras para a prevenção e adaptação ao risco de geadas, bem como um sistema de alerta precoce para os produtores. Também se concentrará na assimilação dos resultados do projeto pelos produtores, através de um sistema de apoio, e na sua transferência para as políticas públicas, através de uma série de relatórios de recomendação. Finalmente, de um ponto de vista interdisciplinar, será desenvolvida uma avaliação socioeconómica das soluções desenvolvidas em relação a alternativas pré-existentes.

Os resultados esperados pela An-Gel Sudoe proporcionam uma base de conhecimentos transnacional tangível e assimilável para adaptação ao risco de geadas, aumentando a resiliência das produções representativas da área do Sudoe através de soluções sustentáveis, de baixo custo e transferíveis para outros territórios do Sudoe ou da UE.

 

Ficha do Projeto

Partilhar:

.