Aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência foi tema de debate em Viseu


  • Diretora da Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia e Presidente da Comissão Nacional de acompanhamento do PRR foram alguns doespecialistas que participam no evento, organizado pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafõesenquanto entidade acolhida pela CIM Viseu Dão Lafões.

O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões e a CIM Viseu Dão Lafões juntaram um conjunto de especialistas para um debate alargado sobre a aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tanto na região, como no país e na Europa. Designado por “NextGenerationEU:O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, o evento decorreu esta quarta-feira, dia 22 de março, na Casa do Adro (Centro EUROPE DIRECT), em Viseu.  

 

Esta iniciativa foi constituída por três painéis e uma mesa-redonda. O primeiro painel apresentou o tema “Plano de Recuperação para a Europa” e teve como convidada especial Isabel Grilo, Diretora da Direção Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (ECFIN) da Comissão Europeia, que, em formato digital, abriu perspetivas sobre o que esperar do Plano de Recuperação e Resiliência. 

 

O segundo painel foi dedicado ao “Plano de Recuperação e Resiliência Português”. A conversa contou com Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR que, entre outros temas, abordou a execução do PRR e o seu impacto nos territórios, com especial incidência em Viseu Dão Lafões, enfatizando os resultados positivos apresentados na componente “Eficiência Energética de Edifícios” e na componente “Qualificações e Competências”.

 

Posteriormente e já no painel 3, Rui Inácio, Diretor da Unidade de Política Regional da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, assumiu o terceiro painel que teve por tema “PRR & Portugal 2030 – Complementaridades e Coordenação”, abordando a importância dos instrumentos financeiros associados ao PRR para lançar as bases de uma competitividade reforçada, assente numa transição digital e climática mais justa, bem como para o reforço da coesão social e territorial. 

 

A jornalista Eduarda Macário moderou uma mesa-redonda sobre o tema “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Regional”. Este momento teve como participantes Conceição Carvalho, coordenadora da dimensão “Resiliência” da Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”, Jorge Brandão, Vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro, João Cotta, Presidente da Direção da Associação Empresarial da Região de Viseu e Fernando Ruas, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, que focará a sua intervenção na questão do relevo dos municípios no PRR. 

 

Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, com uma intervenção gravada, destacou o PRR enquanto instrumento financeiro que tem por objetivo mitigar o impacto da pandemia da economia europeia, aumentando a robustez europeia para fazer face aos desafios do futuro, referindo que o investimento aprovado, no âmbito deste programa, para Viseu Dão Lafões ascende a 143 milhões de euros.

 

Para encerrar o evento, com chave de ouro, teve lugar a inauguração de uma exposição sobre a “Economia Europeia”.

 

Segundo Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “é com agrado que registo o facto de termos a sala cheia para um debate sobre o PRR, um programa europeu que tem um impacto direto na vida da nossa região. São iniciativas como esta que nos indicam que, cada vez mais, as pessoas estão atentas, querem ser informadas e desejam tomar no debate europeu, nesta medida o evento pautou-se pelo sucesso. O EUROPE DIRECT está de parabéns por ter lançado esta iniciativa“.

 

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha que este evento promovido pelo EUROPE DIRECT reuniu em Viseu importantes representantes da Comissão Europeia e do Governo português, entre outras entidades, pelo que foi uma excelente oportunidade para dar a conhecer de forma mais pormenorizada o que é afinal o PRR, como está a ser aplicado e quais as prespectivas para o nosso território. A CIM Viseu Dão Lafões continuará a incentivar todas as iniciativas que, como esta, promovam a aproximação das pessoas, das empresas e da sociedade civil à realidade da União Europeia. Afinal, a Europa não é uma entidade abstrata, mas somos todos nós”.  

 

Para José Carlos Almeida, Responsável do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, “o PRR é um instrumento poderosíssimo de apoio às economias e sociedade europeias. É uma oportunidade única, que surgiu na sequência da pandemia, para transformar as nossas economias e sociedades e construir uma Europa mais forte e mais equilibrada, mas que continua a não ser compreendida por muitas pessoas e empresas. Com esta iniciativa, o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões procurou dar a conhecer e explicar o que está a ser feito a este nível no nosso território, em Portugal e na Europa. Estamos muito satisfeitos com a adesão que estava iniciativa registou”

 

 

O que é o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafõe

 

Os EUROPE DIRECT são pontos de contacto, que informam e aconselham de maneira personalizada sobre questões relacionadas com os mais variados temade âmbito europeu. São também responsáveis por assegurar uma comunicação direta com as comunidades locais, por via da organização de atividades de informação específicas para cada público, atendendo ao contexto local. 

 

EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, que iniciou a sua atividade a 1 de maio de 2021, procura difundir e disponibilizar informação sobre a União Europeia, as suas políticas e programas, atuando como ponto de encontro entre os cidadãos, empresas, instituições locais e a União Europeia. 

 

Galeria: https://tinyurl.com/4vpks3c2

Partilhar:

.