Best Wine Selection Valoriza Vinhos do Dão


 

Programa “Best Wine Selection” é implementado como projeto piloto no Dão. Iniciativa, hoje oficialmente apresentada no Solar do Vinho do Dão (Viseu), é mais uma iniciativa-chave para a valorização do projeto “Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão”, uma parceria promovida pela CIM Viseu Dão Lafões, com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Turismo Centro de Portugal e a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão.

 

O programa Best Wine Selection tem como objetivo principal dignificar e promover os vinhos portugueses, neste caso os vinhos do Dão, gerando uma rede de restaurantes que garanta a satisfação dos seus clientes, através da oferta de vinhos de qualidade e da prestação de um serviço irrepreensível. Ao mesmo tempo, este programa é mais uma iniciativa-chave que vem valorizar o projeto “Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão”, lançado pela CIM Viseu Dão Lafões e integrando sinergias entre a AHRESP, o Turismo Centro de Portugal, a Viseu Marca e a CVR do Dão.

 

Fruto desta iniciativa os restaurantes da região Viseu Dão Lafões vão poder exibir um novo selo de qualidade, o “Best Wine Selection”, que atesta a excelência do serviço prestado no domínio dos vinhos do Dão.

 

Promover a oferta vitivinícola da região, incentivar o consumo de produtos regionais e qualificados, impulsionar as empresas de restauração e alojamento que integrem o programa e atrair turistas, consumidores e visitantes são objetivos complementares.

 

Para poderem ser candidatos ao programa “Best Wine Selection”, os restaurantes têm de ser previamente aderentes ao programa “Seleção Gastronomia e Vinhos”, também da AHRESP. Depois, devem manifestar o interesse na candidatura através do preenchimento de um boletim de inscrição, disponível no site da AHRESP.

 

Os restaurantes que integrem esta Rede passam a usufruir de várias vantagens, como o direito de exibirem uma placa e um diploma “Best Wine Selection”, respetivamente no exterior e no interior do estabelecimento. Também podem utilizar a marca “Best Wine Selection” para promoverem e divulgarem iniciativas próprias, aceder a canais de promoção inerentes ao próprio programa e serem incorporados no site das entidades parceiras, com ligação a outros sites de interesse turístico. Além disso, ficam abrangidos por estímulos a processos de modernização e de implementação de boas práticas.

 

Forte aposta da CIM Viseu Dão Lafões no Enoturismo

 

A CIM Viseu Dão Lafões tem vindo a desenvolver no seu território uma estratégia que visa criar uma nova dinâmica turística, tendo como foco central os vinhos do Dão e as atividades a ele relacionadas, através da capacitação de agentes locais, contribuindo para a qualificação da oferta e promoção enoturística no mercado nacional da região Viseu Dão Lafões.

 

O Programa “Best Wine Selection” surge em linha com a proposta de ativação da Rota do Vinho do Dão, com iniciativas de qualidade e diferenciadoras, tirando partido de outras atividades com potencial turístico já em curso no território, nomeadamente ao nível da gastronomia, da valorização do património histórico, das tradições culturais e da vertente natureza, com particular incidência no inegável valor histórico e patrimonial vitivinícola existente na região do Dão.

 

Secretária de Estado presidiu à apresentação

 

A apresentação do programa foi presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, que destacou a resiliência do setor da restauração e deu os parabéns pelos projetos apresentados. “Quero deixar uma palavra de alento para os empresários da restauração, que têm sido um pilar da recuperação operada, dinamizando toda a atividade económica. A oportunidade destes programas é mais uma boa desculpa para continuar a fazer bem feito. O que queremos é o melhor e para isso para temos que continuar a servir bem”, afirmou.

 

Na apresentação, estiveram ainda presentes as entidades parceiras da iniciativa.

 

De acordo com Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “o programa ‘Best Wine Selection’ é uma oportunidade ímpar para os restaurantes da região Viseu Dão Lafões se distinguirem pela qualidade dos produtos que oferecerem aos clientes. A excelência do vinho do Dão é centenária e reconhecida em todo o mundo. Com o selo atribuído pelo programa, os clientes podem ter a certeza de que estão num restaurante que trata estes vinhos com a sabedoria e mestria que eles merecem. Os restaurantes passam assim a ser verdadeiros agentes de divulgação, promoção e venda da região de Viseu Dão Lafões e dos vinhos do Dão, através da dinamização da nossa gastronomia, artesanato e da nossa própria cultura”.

 

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destacou a capacidade da região Viseu Dão Lafões em lançar mais uma iniciativa de valorização do território, integrando as valências dos diversos parceiros envolvidos. “Somos a primeira região do país a receber o programa Best Wine Selection. Estamos a estruturar o produto enoturismo da região, num alinhamento estratégico com os municípios da região, o Turismo Centro de Portugal, a CVR Dão e a AHRESP. Estamos aqui pela economia da região, pegando no trabalho já desenvolvido pela CVR na Rota dos Vinhos do Dão, capacitando os operadores, potenciando a qualidade da nossa oferta turística e qualificando o destino”.

 

Para Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP, o Best Wine Selection é um programa nacional que se quer ver escalar. “Este é o caminho. Estamos a promover a capacitação. Este á uma grande oportunidade de enriquecer a nossa proposta de valor”, afirmou. Susana Leitão, também da AHRESP, realçou o facto de as iniciativas apresentadas não implicarem qualquer tipo de encargos para os empresários e representarem uma grande mais-valia para a promoção dos restaurantes. “Além da capacitação, terão acesso a uma certificação que podem e devem ostentar; e que dará acesso a todos os canais de promoção a nível nacional”.

 

Segundo o Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, estamos na presença de uma iniciativa que representa um “triângulo virtuoso”. “Restruturação de produto, capacitação de empresários e valor. Também o enoturismo e os serviços associados ao vinho têm que redundar num produto final com aumento de perceção de qualidade e, por consequência, do preço e do valor. Somos conhecidos por sermos simpáticos e hospitaleiros, mas também temos que ser associados à qualidade e promover a sustentabilidade do negócio”, afirma.

 

Por seu lado, o Presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, Arlindo Cunha, que também representou a ViniPortugal no evento, mostrou o seu entusiasmo com esta iniciativa de valorização da Rota dos Vinhos do Dão. “Este é um instrumento crucial para alargar a capacitação do serviço de enoturismo na Rota dos Vinhos do Dão. Temos já alguma oferta de excelência, mas estamos a dar os primeiros passos para estendê-la a outros operadores. Temos um potencial fabuloso para explorar. Parabéns pelo projeto do qual somos entusiasticamente parceiros”.

 

Mais imagens disponíveis em: https://we.tl/t-eWkfCyFe1A

 

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