Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões avança para a segunda fase do Projeto Balcão Único do Prédio – BUPi


 

Esta terça-feira, dia 16 de novembro, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu uma reunião de operacionalização dos balcões de atendimento itinerante BUPi.

 

Esta sessão, que decorreu no Auditório Municipal de Tondela e contou com a presença de Vereadores e Gestores Municipais dedicados a este projeto, teve como objetivo a apresentação da metodologia de funcionamento das equipas móveis de cadastro responsáveis pela ativação dos balcões de atendimento itinerante.

 

Assim, nesta segunda fase do Projeto Balcão Único do Prédio – BUPi, está prevista a ativação de 18 balcões de atendimento itinerante nos 14 municípios que constituem a CIM Viseu Dão Lafões. Geograficamente, 3 destes balcões serão destinados ao concelho de Viseu, já os concelhos de Tondela e Castro Daire acolhem 2 balcões cada, sendo que, cada um dos restantes municípios contará com 1 balcão exclusivamente dedicado ao seu território.

 

Cada balcão de atendimento itinerante será composto por uma equipa móvel de cadastro constituída por 2 técnicos habilitados, responsáveis, num primeiro momento, pela realização de ações de sensibilização e esclarecimento junto das populações (e proprietários) e, posteriormente, pela itinerância dos balcões por cada uma das freguesias dos respetivos municípios.

A operacionalização das referidas equipas móveis de cadastro e a posterior ativação dos balcões de atendimento itinerante, que, freguesia a freguesia, percorrerão todo o território, irá permitir que a CIM e os seus municípios reforcem o conhecimento geoespacial que detêm relativo à região, ao mesmo tempo que aumentam a sua capacidade de gestão e planeamento territorial, ganhando uma nova ferramenta que, entre outras finalidades, pode ser utilizada na defesa da floresta e da biodiversidade, assim como, na proteção das populações contra incêndios.

 

Fruto deste projeto, cuja primeira fase foi lançada pela CIM a 21 de junho de 2021, a representação gráfica georreferenciada de propriedades tem decorrido a bom ritmo no território de Viseu Dão Lafões, estando três municípios no TOP 10 nacional de georreferenciações, nomeadamente, Viseu, Tondela e Castro Daire.

 

Recorde-se que, esta iniciativa resulta de uma candidatura, apresentada pela CIM Viseu Dão Lafões, ao Programa Operacional Centro 2020, com vista à implementação de um Sistema de Informação Cadastral Simplificado na Região Viseu Dão Lafões, num investimento global superior a 2,3 milhões de euros.

 

Partilhar:

.