- O projeto europeu LIFE Landscape Fire, desenhado, coordenado e implementado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, é um dos nove finalistas dos Prémios LIFE Awards 2025, promovidos pela União Europeia. O projeto está nomeado na categoria “Economia Circular e Qualidade de Vida” e ainda na categoria “LIFE Citizens’ Prize, o Prémio dos Cidadãos”, cuja votação pública decorre até 3 de junho.
O projeto LIFE Landscape Fire é o único dos nove finalistas que tem coordenação portuguesa, sendo que qualquer pessoa pode votar no projeto, de forma gratuita, em https://www.lifeawards.eu/project/life-landscape-fire. No entanto, após votar, a escolha terá de ser confirmada num e-mail recebido, caso contrário o voto não será contabilizado.
Os Prémios LIFE Awards distinguem os projetos mais inovadores e inspiradores no campo da ação climática e ambiental, com impacto direto na proteção da biodiversidade, combate à poluição, adaptação às alterações climáticas e promoção de tecnologias limpas.
O LIFE Landscape Fire é o único projeto entre os finalistas que tem coordenação portuguesa, o que representa um destaque significativo para a região de Viseu Dão Lafões e para Portugal.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 3 de junho, em Bruxelas, no âmbito da Semana Verde da União Europeia (EU Green Week).
LIFE Landscape Fire – um projeto liderado pela CIM Viseu Dão Lafões
O projeto LIFE Landscape Fire promove a adoção de práticas sustentáveis de prevenção de incêndios florestais, como o uso de fogo controlado, a pastorícia e o controlo de espécies invasoras. Estas soluções têm revelado grande eficácia na proteção da biodiversidade e no aumento da resiliência dos ecossistemas.
“O projeto LIFE Landscape Fire demonstra que a prevenção dos incêndios pode ser bem-sucedida recorrendo a métodos ancestrais, como a pastorícia e o fogo controlado”, sublinha Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões. “É um orgulho liderarmos uma iniciativa reconhecida a nível europeu e que reflete o empenho coletivo de todos os parceiros ao longo dos últimos anos”, acrescenta.
Liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início, este foi o único projeto português aprovado pelo Programa Europeu LIFE, no aviso de 2018, na Área do Ambiente. Além da CIM Viseu Dão Lafões, teve como parceiros o Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal, e a Universidade da Extremadura, a Junta da Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro, em Espanha.
Entre os marcos do projeto, destaca-se a visita do Comissário Europeu do Ambiente, Virginius Sinkevičius, em 2023, à Aldeia da Coelheira (São Pedro do Sul), onde assistiu a uma ação de fogo controlado. Outros momentos relevantes incluem o 3.º Seminário Internacional LIFE Landscape Fire, realizado em Viseu, e uma visita técnica de três dias à Extremadura, para conhecer áreas intervencionadas.