Caminhos de Natureza
Descubra os melhores destinos para explorar na região Viseu Dão Lafões. Entre paisagens bucólicas e património natural, encontre-se a desfrutar o que de melhor esta região lhe pode proporcionar.
Percursos Pedestres de Pequena Rota e de Grande Rota, Centros de BTT e Trail
A região Viseu Dão Lafões é o destino ideal para praticar pedestrianismo, percorrendo distancias a pé numa envolvente natural singular preservando os valores mais autênticos da região.
Existe uma oferta diversificada de um grande número de percursos pedestres que permitem o estreito contato coma as diversas realidades paisagísticas e de património.
Poderá, ainda, encontrar 3 Centros de BTT (Nelas, Castro Daire e Viseu) e um Centro de Trail (Vila Nova de Paiva).
Subidas Épicas/Bike Roads
Em Viseu Dão Lafões está a ser implementado a estruturação de quatro circuitos de Subidas Épicas que visam a promoção das estradas como produto turístico, tendo em vista a sua utilização na prática do ciclismo ou cicloturismo.
São Pedro do Sul – Alto da Coelheira (S. Pedro do Sul), Ponte Pedrinha – Portas de Montemuro (Castro Daire), Campo de Besteiros – Caramulinho (Tondela) e Vouzela – Adsamo (Vouzela) são os percursos sinalizados.
A seleção foi decidida, por cumprirem os critérios para serem consideradas “Subidas Épicas”, já que possuem uma distância igual ou superior a 6 km, terminam acima dos mil metros de altitude, têm uma diferença de cota igual ou superior a 500 metros e um declive médio igual ou superior a 4% e, pelo menos, 20% da distância com inclinação igual ou superior a 10%.
Estamos a preparar um novo site com percursos pedestres, centros de BTT e trail e as nossas subidas épicas. Fique atento!
Ecopista do Dão e do Vouga
Viajar pela região Viseu Dão Lafões é entrar na Linha do Dão, antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, desativada em 1988, transformada em 2011 na Ecopista do Dão, a maior em Portugal e uma das mais bonitas.
Para além de preservar o seu ambiente natural, está envolvida pelas serras da Estrela e do Caramulo e pelos rios Dão e Mondego. Ao longo dos quase 50km de extensão é fácil caminhar ou passear de bicicleta. É um percurso linear onde se desvenda um território natural com muitas vinhas e comunidades agrícolas. A Ecopista, teve na sua origem a Linha de caminho-de-ferro do Dão, pelo que nela se destaca igualmente a espetacularidade do património ferroviário.
Pelo caminho pode-se encontrar uma locomotiva a vapor, estações e pontes de arquitetura moderna.
Um passeio pela Ecopista do Dão é também um passeio pela história medieval com a descoberta de pelourinhos, solares e igrejas medievais.
A Ecopista do Dão faz parte da Rede Nacional de Ecopistas, tem estruturas de apoio e está pavimentada e sinalizada em todo o percurso.
É um projeto que se encontra em perfeita articulação com o Turismo do Centro que possibilita a comunicação na divulgação da oferta dos produtos turísticos relacionados com: Turismo de Natureza; Turismo de Saúde e bem-estar; Circuitos culturais e religiosos; Gastronomia e Vinhos; Turismo de Negócios.